DESEMPENHO, EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS INDÍGENAS E NEGROS QUILOMBOLAS INGRESSANTES PELO PROGRAMA UFGINCLUI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ

Autores

  • Débora Sirno Santos Universidade Federal de Goiás
  • Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.50430

Palavras-chave:

Cotistas. UFGInclui. Políticas de Permanência.

Resumo

O presente estudo analisa o desempenho acadêmico dos discentes ingressantes nos Cursos da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, pelo Programa UFGInclui criado pela Resolução CONSUNI nº 29/2008, destinado a discentes que se autodeclararam indígenas e negros quilombolas. Sabendo que a Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás possui 7 indígenas  e 8 negros quilombolas ingressantes pelo programa UFGInclui, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho acadêmico desses discentes,  verificando a utilização e a relevância das políticas de permanência. O estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa a presente investigação se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. O referencial teórico adotado ancora-se nas análises de autores como: Brandão (2005), Chauí (2001), Foucault (1970) e outros. É objeto de análise o seguinte corpus documental: a legislação, que compreende as políticas de educação superior no Brasil; os ordenamentos legais, resoluções e normativas específicas da UFG; dados estatísticos provenientes do sistema utilizado pela UFG – SIGAA, sobre o desempenho acadêmico dos discentes do programa UFGInclui. O presente estudo foi realizado com os alunos ingressantes pelo programa UFGInclui, indígenas e negros quilombolas provenientes de escolas públicas, os quais tiveram participação voluntária, com o direito reservado de se retirar da pesquisa em qualquer  etapa, e com a garantia de confidencialidade e sigilo das informações coletas. Os dados foram coletados com 15 dos 16 discentes, tendo em vista que houve evasão de um aluno negro quilombola. Para coleta de dados aplicou-se questionário semiestruturado e realizaram-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas. Os resultados do estudo revelam que o desempenho acadêmico dos discentes cotistas acompanha o desempenho da turma. Os discentes relataram que, se não houvesse as políticas de permanência da UFG Regional Jataí, já teriam desistido do Curso, pois não conseguiriam se manter na Universidade e longe da família sem o auxílio financeiro e o acompanhamento Pedagógico.

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Biografia do Autor

Débora Sirno Santos, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). CRA 12.578. Atualmente Exerce a Função de Técnico em Administração na Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí (SIAPE - 1997654) e anteriormente exercia a função de Assessor Pedagógico na FESURV - Universidade de Rio Verde, Campus Caiapônia e Celetista da Faculdade de Jussara - FAJ, atuando nos cursos de Administração, Gestão Comercial, Gestão em Agronegócios e Ciências Contábeis.

Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Letras Português Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutora em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista (2005), e pós-doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2011) È professora no Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás e atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. Foi presidente da ANPGL - Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras no triênio 2009/2012 e atualmente exerce a função de Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Coordena o TEIA ? Grupo Multidisciplinar de Estudos em Análise do Discurso de Jataí. Atua principalmente com as seguintes temáticas: análise do discurso, práticas de subjetivação, produção de textos, escola e leitura.

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

SANTOS, Débora Sirno; PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. DESEMPENHO, EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS INDÍGENAS E NEGROS QUILOMBOLAS INGRESSANTES PELO PROGRAMA UFGINCLUI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.50430. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/50430. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG