SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: MOTIVAÇÕES INICIAIS E AS INTERFERÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Silvia Adriana Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal
  • Alberto Albuquerque Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Simone Brandolt Fagundes Rede Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.50200

Palavras-chave:

Motivação, Pedagogia, Formação inicial.

Resumo

Neste artigo trazemos um substrato dos dados obtidos na pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa Profissão docente: Formação, Identidade e Representações Sociais (GPDFIRS), com caráter qualitativo, longitudinal, junto a estudantes de dois cursos de Pedagogia, de distintas regiões brasileiras, com objetivo geral de compreender como se dá a evolução da aprendizagem profissional no processo de formação inicial para a docência. Dessa forma, o recorte ora apresentado refere-se à análise das respostas obtidas através do uso de questionário misto respondido pelos estudantes, em três momentos distintos do processo de formação inicial, acerca de sua motivação sobre a possibilidade de ser professor (a) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise dos dados notamos que, apesar de uma boa porcentagem dos participantes declarar um sentimento de motivação com a chance de ser professor da educação básica, no início e no final do curso, há um relativo decréscimo no percentual. Nesse contexto, as considerações a que chegamos dizem respeito à necessidade de inserir em programas de formação inicial de professores a discussão sobre a dimensão motivacional da profissão; de abrir espaço para a reflexão sobre e nas práticas formativas, que procurem assegurar momentos de debate e trocas de experiências entre os estudantes e seus formadores, de maneira que as narrativas de ambos produzam saberes que sedimentem uma escolha consciente pela carreira e possibilitem o exercício da docência, para além da garantia da empregabilidade.

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Biografia do Autor

Silvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Pedagoga, Doutora em Educação.  Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal; Vice-líder do Grupo de Pesquisa GPDFIRS – FCT/UNESP.

Alberto Albuquerque Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Sociólogo, Doutor em Educação. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente – SP; Líder do Grupo de Pesquisa GPDFIRS – FCT/UNESP.

Simone Brandolt Fagundes, Rede Estadual de Educação de São Paulo

Historiadora, Mestre em Educação. Professora de História da Rede Estadual de Educação – Presidente Prudente – SP; Membro do Grupo de Pesquisa GPDFIRS – FCT/UNESP.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

RODRIGUES, Silvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque; FAGUNDES, Simone Brandolt. SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: MOTIVAÇÕES INICIAIS E AS INTERFERÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.50200. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/50200. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres