ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DAS ÁREAS DOS PERIÓDICOS (ANO 2015) QUALIS-CAPES E AS ESPECIFICIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (ANO 2015) A trajetória e estatística.

Autores

  • Jose Silvio de Oliveira Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái http://orcid.org/0000-0002-3600-3655
  • Calinca Assis Pinto. UFG/RJ
  • Êmica Signato Carvalho. UFG/RJ
  • Erlaine Faria Nunes UFG/RJ
  • Felipe Rodrigues de Brito UFG/RJ
  • Fernanda Gonçalves da Silva. UFG/RJ
  • Laura Lorrane Silva. UFG/RJ
  • Wagner Brasil de Assis Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.46072

Palavras-chave:

Periódicos, Capes, Classificação

Resumo

O objetivo dessa pesquisa, como deixa evidente o título, é analisar dois arquivos dos anos 2015 (áreas distintas) e 2015, (educação) a saber: o arquivo áreas distintas e o da área da educação respectivamente. Os arquivos foram extraídos da classificação no sistema Qualis, ferramenta essa, utilizada nos pelos Programas de Pós-Graduação mantidos pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), a partir da Plataforma Sucupira. Nesse interim, os periódicos são divididos por áreas científicas do conhecimento, utilizando critérios prévios, a estabelecer a estratificação de uma lista única contendo todos os periódicos, o que na verdade, consolida o processo avaliativo determinado pela Qualis. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica e documental referente às atividades dos discentes (bolsistas Provec/Probec) do Projeto de extensão intitulado Itinerarius Reflectionis, da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, ano 2016. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira, elaborou-se uma síntese histórica da trajetória do processo avaliativo. A segunda parte descreveu-se os dados estatísticos, utilizando gráficos e apresentando a porcentagem de cada área e suas relações hierárquicas para atingir certo patamar de excelência junto à Capes, finalmente, a terceira parte, abordou-se especificamente o extrato da área da educação do ano de 2016, neste sentido, a pesquisa procurou decodificar as estatísticas dos mais variados periódicos da área da educação.

Palavras Chave: Periódicos, Capes, Classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Silvio de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos com período bolsa sanduíche na Universidade de Coimbra. Mestre em Educação, Universidade Federal de Goiás. Especialista em Comunicação Social, Universidade de São Francisco SP Licenciado em Filosofia pela Escola Superior de Estudos Sociais da Fundação Educacional de Brusque Santa Catarina Tecnólogo em Administração Rural pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Universidade Federal de Lavras, MG. Professor Adjunto II do Departamento de Pedagogia da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás , pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editor da Revista Itinerarius Reflectionis da Universidade Federal de Goias. Foi coordenador do coordenador do curso de Pedagogia nos anos 2005 a 2007 da Regional Jataí. Tem experiência na área de filosofia da educação, como ênfase paideia grega, na etica aristotélica, em história da educação com ênfase em cultura e processos educacionais. 

 

Calinca Assis Pinto., UFG/RJ

UFG

Erlaine Faria Nunes, UFG/RJ

ufg

Felipe Rodrigues de Brito, UFG/RJ

ufg

Referências

CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Classificação da Produção Intelectual. Disponível em: In: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual. Acesso em 13/01/2017.

CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Critérios de classificação de Qualis – Ensino. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/qualis/ensino.pdf Acesso em Janeiro de 2017.

BITTAR, Marisa. A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo científico. Revista HISTEDBR. Online. Campinas, n. 33. p. 15, mar. 2009. Disponível em: < www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/.../editorial.ht> Acesso em Jun.2011.

MACEDO, Elizabeth; SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em Educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 171-172, 2010. Disponível em: . Acesso em: abr. 2017.

SOLA, Gabryel Lopes. BONACIM, Carlos Alberto Grepan. Avaliação Bibliométrica de Periódicos Brasileiros: Contrastando a Metodologia Qualis-CAPES com o Modelo de Krzyzanowski e Fe. Rev. ADM. UFSM. Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 55-70, JAN./MAR. 2013. Acesso em 12 de janeiro de 2017

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da Educação no Brasil: esboço de uma trajetória: In: GHIRALDELLI, Paulo Jr. (Org.) O que é Filosofia da Educação, 2000, p. 278.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

OLIVEIRA, Jose Silvio de; PINTO., Calinca Assis; CARVALHO., Êmica Signato; NUNES, Erlaine Faria; DE BRITO, Felipe Rodrigues; DA SILVA., Fernanda Gonçalves; SILVA., Laura Lorrane; DE ASSIS FILHO, Wagner Brasil. ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DAS ÁREAS DOS PERIÓDICOS (ANO 2015) QUALIS-CAPES E AS ESPECIFICIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (ANO 2015) A trajetória e estatística. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1–30, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.46072. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/46072. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres