AS CONCEPÇÕES SOBRE O ABORTO POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alcione José Alves Bueno Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniel Santos Espindola

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.43181

Palavras-chave:

Licenciatura em Ciências. Aborto. Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo é fruto de um trabalho desenvolvido com os alunos de um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, que visava conhecer as percepções que os alunos em formação em Ciências, têm a respeito do aborto. Para isso, foi solicitado aos acadêmicos que respondessem a uma questionário eletrônico que continha 14 questões sobre as concepções acerca do aborto. É importante salientar que a participação foi de cunho voluntário e sigiloso, sendo que quarenta e um acadêmicos responderam ao questionário. Ao final da analise evidencia-se que as concepções dos alunos, é diversa em relação a conceitos, ideais e preceitos, seja pela diversidade cultural, legal, religiosa ou qualquer outro aspecto que o ajude a posicionar-se. O que os leva a fundamentar suas percepções é impossível destacar aqui, o certo é que nunca haverá um consenso imediato e total da legalização ou criminalização de práticas abortivas, o possível apenas é posicionar-se e também permitir que outrem se posicione.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

ALVES BUENO, Alcione José; ESPINDOLA, Daniel Santos. AS CONCEPÇÕES SOBRE O ABORTO POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–13, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.43181. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/43181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres