CONHECENDO A ANATOMIA: A INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Carla Helrigle Silva Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí http://orcid.org/0000-0001-7616-7243
  • Cássio Aparecido Pereira Fontana Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Luciano Fernades da Silva Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Guilherme Rezende Ramos Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Paulo Fernando Zaiden Rezende Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Ana Lúcia Rezende Souza Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.40965

Palavras-chave:

Anatomia, Conhecimento, Educação.

Resumo

O conceito de qualidade da educação é uma meta a ser conquistada. Uma boa proposta pedagógica faz com que o dever de ensinar seja assumido por todos até como efetivação do princípio da gestão democrática. Visitar um Laboratório de Anatomia pode facilitar a compreensão dos conteúdos de anatomia e ciências, ministrados no ensino fundamental e médio, despertando uma possível escolha profissional. O Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí é composto pelas áreas de Veterinária, Humana e Comparada, além de um Museu do Cerrado. Nele há peças que compõem o acervo das aulas e em exposição no museu. Com a visita, os alunos podem vivenciar na prática aquilo que é ministrado em sala de aula, permitindo abrir espaços para discussões e sanar dúvidas sobre o conteúdo visto apenas na teoria; além de poder despertar interesse sobre os cursos oferecidos na instituição e contato com profissionais formados nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Através de questionário é possível verificar o impacto da visita no aprendizado e escolha profissional.No período de setembro de 2014 a junho de 2015, tivemos a visita de quatro escolas, totalizando 173 alunos de ambos os sexos, com idade de 12 a 14 anos, cursando o 7º e 8º anos, os quais responderam nossos questionários, que buscavam verificar as perspectivas futuras do aluno secundarista no seu aprendizado e em sua escolha profissional na universidade e qual a influência da visita ao laboratório em seu conhecimento. Foi verificado um pouco do cenário atual da educação no sentido da prática nas escolas, onde 66,4% dos alunos nunca haviam visitado nenhuma outra instituição de ensino além da qual estudavam, sendo que mesmo em escolas públicas o percentual chegou a 67,82%. Também sobre as perguntas do questionário, 60% dos alunos demonstraram que a visita veio esclarecer dúvidas pessoais sobre o conteúdo administrado nas suas respectivas escolas, destes 56% tinham alguma escolha profissional. A universidade deve socializar o seu espaço para auxiliar uma melhor qualidade na educação fundamental e ensino médio.

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Biografia do Autor

Carla Helrigle Silva, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Mestre em Ciencias da Saúde, técnica do Laboratório de Anatomia Veterinária da Univerdidade Federal de Goias/Regional Jataí.

Cássio Aparecido Pereira Fontana, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Prof.Dr. em Cirurgia Veterinária  e Coordenador do Laboratório de Anatomia Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Luciano Fernades da Silva, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Acadêmico em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí.

Estagiário do Laboratório de Anatomia Veterinária

Guilherme Rezende Ramos, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Acadêmico em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí.

Estagiário do Laboratório de Anatomia Veterinária

Paulo Fernando Zaiden Rezende, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Farmaceutico, técnico do Laboratório de Anatomia Veterinária da Univerdidade Federal de Goias/Regional Jataí.

Ana Lúcia Rezende Souza, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Profª. Mestre do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

SILVA, Carla Helrigle; FONTANA, Cássio Aparecido Pereira; SILVA, Luciano Fernades da; RAMOS, Guilherme Rezende; REZENDE, Paulo Fernando Zaiden; SOUZA, Ana Lúcia Rezende. CONHECENDO A ANATOMIA: A INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.40965. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/40965. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres