CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.40087

Palavras-chave:

formação de professores, aprendizagem da docência, Pibid.

Resumo

O presente texto origina-se de uma discussão sobre as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência, apresentada no 2º Encontro de Licenciaturas  e  2º Encontro de Pibid do Sudoeste Goiano, na mesa redonda intitulada “PIBID: Contribuições à formação de professores de escolas públicas”. Os resultados apontam que o programa tem ensejado valiosas contribuições à formação inicial de professores, pela possibilidade da efetiva relação teoria-prática e, consequentemente, da articulação da IES com as escolas de educação básica, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

É doutoranda do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede publica de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como orientadora do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

PANIAGO, Rosenilde Nogueira. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.40087. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/40087. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano