REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA À LUZ DA FILOSOFIA

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Márcia Regina Martins Alvarenga Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.39929

Palavras-chave:

Pessoa Idosa. Políticas Públicas. Educação em saúde.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise do livro de Cícero, intitulado A A Velhice Saudável e correlacioná-lo com as práticas relativas ao idoso contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Em seu texto, o autor romano traz inúmeras reflexões sobre a condição da velhice e como a sociedade vê este momento da vida, além dos aspectos positivos que caracterizam esta faixa etária. Cicero propõe realizar através de seu texto a construção de práticas educacionais para tornar melhor a qualidade de vida das pessoas idosas. Algumas prerrogativas identificadas por Cícero estão contempladas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, entretanto temas como a ética no envelhecimento, e a tanatologia precisam ser discutidos e incorporados nas diretrizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Letras, Quimica Industrial e Enfermagem. Professora permanente dos programas profissionais de Mestrado em Letras (PROFLETRAS) e Mestrado em Ensino e Saúde da UEMS. Coordenadora do curso de Especialização em Ciências do Envelhecimento Humano da UEMS. Tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde.

 

Márcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Don Domenico (1982), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2000) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente está como pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) - Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Saúde. Docente Permanente da PG Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Linha de pesquisa: Processo de cuidar em saúde e enfermagem do adulto e do idoso nas dimensões individual e coletiva. Docente do curso de especialização "Ciências do Envelhecimento Humano" da UEMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, enfermagem, assistência de enfermagem, promoção da saúde e educação e saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde (GEPES) da UEMS. Membro do Comitê de Ética com Seres Humanos da UEMS (2015-2018). Membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Dourados (Gestão 2015/2017).

Referências

ARIÈS, P. História da Morte no Ocidente. São Paulo: Ediouro; 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM n. 2.528 de 19 de outubro de 2006. Institui a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. CNDI; 2006.

CÍCERO. A Velhice Saudável. São Paulo: Escala; 2006.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. 2 ed., São Paulo: Martins Fontes; 2006.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade. 8 ed., Rio de Janeiro: Graal; 1998. 3 v.

PAPALÉO NETTO, M. O estudo da velhice no Século XX: histórico, definição do campo e termos básicos. In: Freitas EV, Py L, Neri AL, Cançado FAX, Gorzoni ML, Rocha SM, organizadores. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. p.11.

SANTOS, M.C. R. O Cuidado de Si e a Velhice: A Contribuição de Michel Foucault. E-civitas Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do Uni-BH (Belo Horizonte). 2010; 3(1):1-18.

SILVA, H. S., LIMA, A. M. M., GALHARDONI, R. Successful aging and health vulnerability: approaches and perspectives. Interface (Botucatu). 2010; 14(35): 867-77.

TORRINHA, F. Dicionário Português Latino. 2 ed., Porto: Domingos Barreira Editorial, s/d.

TÓTORA, S. Apontamentos para uma ética do envelhecimento. Revista Kairós. 2008; 11(1): 21-38.

WORLD HEALTHY ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan – Americana da Saúde, 2005.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

MEDEIROS, Márcia Maria de; ALVARENGA, Márcia Regina Martins. REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA À LUZ DA FILOSOFIA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.39929. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/39929. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres