CRÍTICAS E REALIDADES: O Que dizem os professores de ciências e Biologia de Altamira- PA?

Autores

  • Dhemersson Warly Santos Costa Universidade Federal do Pará
  • Carlos Augusto SILVA
  • Janes Kened Rodrigues Santos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.38804

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação básica. Necessidades.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi delinear o perfil de formação dos professores de ciências e biologia, suas necessidades formativas e as principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos ao ministrar suas aulas. Para tal, foi aplicado um questionário para os professores da rede municipal e estadual de ensino do município de Altamira-PA. Como resultados, identificou-se que os docentes são, na sua maioria, constituídos por profissionais do sexo feminino formados na área de Ciências Biológicas ou Ciências Naturais, estes apontam algumas deficiências em sua formação com relação ao enfoque docente, como a falta de: práticas pedagógicas mais ativas no período da graduação que incentivassem maior contato com o âmbito escolar, e ajudasse lidar com as situações educacionais contemporâneas. No entanto, em relação aos aspectos teóricos e científicos, estes professores assinalam contentamento com as habilidades desenvolvidas nesse quesito. Com relação à infraestrutura, de modo geral, os cursos deixam a desejar, pois se notam falta de laboratórios, estrutura física completa e entre outros. Sabe-se da importância de ter uma boa qualificação na formação inicial de professores, assim como, processos de formação continuada para que estes tenham oportunidades de atualizar-se, utilizando estratégias didáticas, afim de que suas aulas sejam satisfatórias para aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto SILVA

Mestrando em Educação em Ciências-UFPA

Janes Kened Rodrigues Santos, UFPA

PROFESSORA UFPA

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

COSTA, Dhemersson Warly Santos; SILVA, Carlos Augusto; SANTOS, Janes Kened Rodrigues. CRÍTICAS E REALIDADES: O Que dizem os professores de ciências e Biologia de Altamira- PA?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1–11, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.38804. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38804. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres