A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PANORAMA DA GARANTIA DO DIREITO

Autores

  • Viviane Ferreira Furtado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás-Câmpus Jataí
  • Fabiana Leal Nascimento Instituto Federal do Maranhão-Campus São João dos Patos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.38399

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Ensino-aprendizagem, Documentos oficiais.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar como as políticas públicas, descritas nos documentos oficiais, regulamentam a manutenção do direito à formação para o trabalho e para o exercício da cidadania aos jovens e adultos excluídos do processo de ensino regular. Para tanto, faz uma breve descrição da origem da escola, seguida de uma sucinta exposição sobre a Educação de Jovens e Adultos garantida na Constituição Federal, nas duas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Planos Nacionais de Educação. Aborda uma retomada do estudo do processo histórico-cultural de ensino-aprendizagem e comenta algumas das características necessárias à formação de profissionais da educação, na busca por contribuir com o aprimoramento deste nível de ensino e garantir uma formação emancipatória aos sujeitos desta modalidade educacional. Os resultados demonstram a possibilidade de resgate do direito ao exercício da cidadania, mas reafirmam a necessidade de continuar com as mobilizações e com os debates em defesa de uma educação igualitária que inclua esta classe historicamente marginalizada nos documentos vindouros como, por exemplo, numa próxima versão do projeto Pátria Educadora

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Biografia do Autor

Viviane Ferreira Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás-Câmpus Jataí

Mestranda em Educação no Programa de Mestrado Profissional para Ciências e Matemática, IFG / Campus Jataí, na linha de pesquisa intitulada Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática, na sublinha Linguagem, Cultura e Sociedade. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (1998), Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (2002). Durante 5 (cinco) anos, iniciando em 1995, atuou como Professora de Ensino Fundamental I, na rede particular. Há quase 17 anos atua como Professora IV - Português, do quadro Permanente do Magistério Público Estadual. Já exerceu diferentes funções, tais como: coordenadora pedagógica e professora de apoio educacional (inclusão) - em concomitância com a docência destinada ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EM). De agosto de 2014 à fevereiro de 2015 atuou como Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sob a coordenação da equipe do PIBID - Letras/Português, UFG-Campus Jataí. Foi selecionada bolsista FAPEG, na chamada 04/2015.

Fabiana Leal Nascimento, Instituto Federal do Maranhão-Campus São João dos Patos

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (2009). Mestranda em Educação para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atua principalmente no seguinte tema: educação matemática e Modelo dos Campos Semânticos.

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Publicado

2017-03-27

Como Citar

FURTADO, Viviane Ferreira; NASCIMENTO, Fabiana Leal. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PANORAMA DA GARANTIA DO DIREITO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1–11, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.38399. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38399. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres