POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Jessica Larissa Ferrari Becker UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Tatiely Pereira de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38342

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia, Pibid.

Resumo

Este trabalho refere-se a um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia. O projeto de Orientação Profissional, baseado na abordagem histórico-cultural, foi realizado em um Colégio Estadual de Ensino Médio de Goiânia, na disciplina Projeto de Vida. Tivemos como objetivo desenvolver debates e provocar reflexões nos alunos a respeito dos processos relacionados à escolha profissional. Para alcançar este objetivo o projeto foi desenvolvido em três unidades: módulo 1 – Autoconhecimento e o Significado da Escolha Profissional; módulo 2 – Os Determinantes da Escolha Profissional; módulo 3 – Informação Profissional. As aulas foram ministradas em quatro turmas de alunos dos segundos anos uma vez por semana, 50 minutos por aula. A metodologia mais utilizada foi de aula expositiva-dialogada, embora tenha havido também projeção do filme “Divergente”, músicas e vídeos. Ao final da realização do projeto, acreditamos que a experiência foi muito válida, pois foi possível perceber a mudança nos paradigmas através da fala dos próprios alunos: passaram a analisar as multideterminações envolvidas em um processo de escolha; conhecer mais e melhor diversas profissões e o percurso necessário para se chegar até ela, etc. Para nós licenciados, a experiência também se mostrou bastante formativa, pois permitiu a aproximação do aluno de Psicologia com o Ensino Médio. Portanto, nos fez repensar criticamente as contribuições que a Psicologia poderia oferecer a essa etapa da educação básica, caso fosse inserida no currículo das escolas de Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Larissa Ferrari Becker, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

 

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Tatiely Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

Referências

ABADE, Flávia L. Orientação Profissional no Brasil: uma revisão histórica. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v.6, n. 1, p. 15- 24, 2005.

ANTUNES, Mitsuko. Psicologia e Educação no Brasil: uma perspectiva histórica. In:. Anuário – 2000: Psicologia: análise e crítica da prática educacional. [S.l.], 23ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2000.

ASIMOV, Isaac. A profissão. In: Nove amanhãs. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 1977.

BECKER, Ana Paula S.; BOBATO, Sueli T; SCHULZ, Maria José L. C. Meu lugar no mundo: relato de experiência com jovens em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 13, n.2, p. 253 - 263, 2012.

BOCK, Ana Maria B. Aventura do Barão de Münchhausen na psicologia. São Paulo: Educ/Cortez, 1999.

BOCK, Sílvio D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução de nº 5 de 15 de março de 2011. Disponível em: <http://www.abepsi.org.br/portal/?page_id=741>. Acesso em: 28 out. 2014.

FERRETI, Celso J. Uma nova proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988.

FERRETTI, Celso João. Uma nova proposta de Orientação profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 6ª REGIÃO. Psicologia no Ensino de 2º Grau: uma proposta emancipadora. São Paulo: EDICON, 1986.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011.

LEVENFUS, R.S.; SOARES, P.H.P. (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LISBOA, Marilu D. Orientação profissional e mundo do trabalho: reflexões sobre uma nova nova proposta frente a um novo cenário. In: LEVENFUS, R.S.; SOARES, P.H.P. (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual X, Cidade: SEE, 2014.

RAMOS, Marise N. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul./set. 2011.

SPARTA, Mônica. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo. v. 4, n. 1/2, p. 1 -- 11, 2003.

PROGRAMA NOVO FUTURO; INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO – Apostila de Aulas do Projeto de Vida, s/d.

VIGOTSKI, Levy. S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

BECKER, Jessica Larissa Ferrari; DE ARAÚJO, Tatiely Pereira. POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38342. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38342. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres