CONCEPÇÕES DE INTER-RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA TEMÁTICA MATRIZ ENERGÉTICA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM FÍSICA [doi] 10.5216/rir.v11i2.38070

Autores

  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde
  • Marcos Fernandes Sobrinho Professor do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí.
  • Wildson Luiz Pereira dos Santos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.38070

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo interpretativo (MOREIRA, 2011), apresenta e discute uma alternativa teórico-metodológica de análise de concepções de inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática matriz energética, em enunciações de estudantes do segundo período do curso de licenciatura em Física de uma universidade pública do sudoeste goiano. A parte empírica da pesquisa contemplou a aplicação de questionário, discussão em aula e produção de texto por parte dos sujeitos participantes. Os dados foram construídos, no segundo semestre de 2014, no campo de uma investigação mais ampla sobre práticas pedagógicas de educação CTS na formação de professores, inserida no grupo de pesquisa Educação Científica e Cidadania da Universidade de Brasília. Identificamos que embora haja certo fatalismo quanto às apostas futuras da matriz energética nacional pautada, principalmente, no petróleo e na geração hidrelétrica, há aspirações pela transição para outras fontes renováveis (como solar e eólica). Em nenhum momento constatamos algum tipo de correlação, por parte dos estudantes, entre problemática energética e atual modelo de produção e consumo de bens materiais, alimentado por determinada matriz, que se ancora na obsolescência programada e no consumismo desenfreado. Em nosso entendimento, é bastante pertinente repensar a matriz energética, no sentido de buscar fontes que sejam mais “limpas” e renováveis. Contudo, só isso não basta, pois não haveria, dentro do modelo socioeconômico vigente, recursos suficientes para atender à crescente demanda de energia degradada. Diante disso, sentimos a necessidade de mais investimentos na exploração dessa temática na formação de professores, não apenas pela carência de conhecimentos sobre diferentes fontes e seus impactos (positivos e negativos), mas principalmente para se avançar em processos formativos que viabilizem desenvolver concepções mais críticas das inter-relações CTS, no sentido de reconhecer como tudo isso se articula à busca por outro modelo de desenvolvimento que se serve de uma nova matriz e ponha em xeque o mito de “progresso infinito”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wildson Luiz Pereira dos Santos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Química e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento sobre produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de Ensino de Ciências. Alexandria, v. 6, n. 2, p. 3-32, jun. 2013.

AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G.; FLEMING, R. W. Views on science-technology society. Canada: University of Saskatchewan Press, 1989. Disponível em . Acesso em 20 out. 2014.

BERMANN, C. Energia no Brasil: Para quê? Para quem? Crise e alternativas para um país sustentável. – 2ª Edição – São Paulo: Livraria da Física, 2003.

BRONZATTI, F. L.; IAROZINSKI, A. Matrizes energéticas no Brasil: cenário 2010-2030. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, 2008.

CHRISPINO, A.; LIMA, L. S. de; ALBUQUERQUE, M. B. de; FREITAS, A. C. C. de; SILVA, M. A. F. B. da. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Ciência & Educação, v. 19, n. 2, p. 455-479, 2013.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia social: formação para construir outra sociedade. – 2ª Edição – Campinas: Komedi, 2010a.

____. Em direção a uma teoria crítica da tecnologia. In: DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia social: formação para construir outra sociedade. – 2ª Edição – Campinas: Komedi, 2010b.

DUSEK, V. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

____. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v.8,n.2, ago. 2003.

JAPIASSU, H. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro, Himago, 2005.

MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

PAIVA, R. U. P. de. Petróleo e a Física: uma visão contextualizada para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2012.

PATRONIS, T.; POTARI, D.; SPILIOTOPOULOU, V. Students' argumentation in decision-making on a socio-scientific issue: implications for teaching. International Journal of Science Education, v. 21, n. 7, p. 745-754, 1999.

PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

REIS, L. B.; FADIGAS, E. A. F. A.; CARVALHO, C. E. Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. – 2ª Edição – Barueri: Manole, 2012.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n.17, p. 49-62, jul. 2012.

SANTOS, W. L. P. dos ; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. – 4ª Edição – Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2010.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. – 2ª Edição – São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ZEN, E. L. Movimentos sociais e a questão de classe: um olhar sobre o movimento dos atingidos por barragens. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

RAMOS, Tiago Clarimundo; SOBRINHO, Marcos Fernandes; DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira. CONCEPÇÕES DE INTER-RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA TEMÁTICA MATRIZ ENERGÉTICA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM FÍSICA [doi] 10.5216/rir.v11i2.38070. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v11i2.38070. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/38070. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres