VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR: O BRINQUEDO CANTADO E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Leila Carvalho Nogueira Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata – FATEEFFIRí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.37224

Palavras-chave:

Brinquedo cantado. Educação infantil. Desenvolvimento.

Resumo

O objetivo deste artigo[1] é analisar e compreender as implicações do brinquedo cantado no desenvolvimento infantil. Entendemos que, quando estamos muito próximos ou envolvidos com alguma questão, ou quando estamos muito distantes delas, corremos o risco de não as compreendermos bem. Ambas as atitudes são prejudiciais à análise e ao entendimento do nosso objeto de estudo. Assim, ao abordar a questão do “Brinquedo cantado e suas influências na Educação Infantil (EI)” procuramos, ao mesmo tempo, não mergulharmos e ficarmos presos em nossa prática, como também não nos distanciarmos dela, mas, encontrar um modo de aproximação e afastamento equilibrado para compreendê-la. Demos ênfase aos referenciais teóricos, sem, contudo, deixar de lado nossas experiências em sala de aula para enriquecê-los. Fizemos registros sobre o brinquedo cantado e sua inserção na EI, analisando à luz dos autores: Vygotsky (1998, 2003, 2001), Vigotskii, Luria e Leontiev (2001), Leontiev (2001),  Arce (2006), Rego (1995), Machado (1986), Marsiglia (2011), Duarte (2007), Galvão (1995), dentre outros. A partir dos resultados deste estudo, entendemos que as brincadeiras de roda, as canções de ninar e outras manifestações folclóricas sempre estiveram presentes na vivência do homem. A escola tem um importante papel de incentivar os brinquedos cantados, pois estes trazem elementos de uma totalidade que permite explorar as potencialidades do ser humano e um conhecimento em si, que não pode ser descartado, sob pena, de cercear os princípios da liberdade e construção da identidade da criança.


[1] Este estudo refere-se a uma pesquisa de dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata – FATEEFFIR, do Mestrado em Educação Holística (NOGUEIRA, 2014). Trazemos neste texto, parte dos dados desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Carvalho Nogueira, Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata – FATEEFFIRí

Mestrado em Educação Holística

Laís Leni Oliveira Lima, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutora em Educação e Docente do curso de Pedagogia na Universidade Federla de Goiás - Regional Jataí

Referências

ARCE, Alessandra. Pedagogia da infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004, p.145-168.

___. A brincadeira de papéis como produtora de alienação no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. In: ___e NEWTON, Duarte (orgs.). Brincadeiras de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006, p. 99-115.

¬¬¬___. O referencial curricular nacional para a educação infantil e o espontaneísmo. In: ARCE, A. e Martins, Ligia M. Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007.p. 13-36.

¬¬___ e SILVA, Janaina Cassiano. É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: ARCE, A. e Martins, Ligia M. Ensinando aos pequenos: de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009. p.163-185.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEF, 1998. (3 vol.).

DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar. In: Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas-SP: Autores Associados, 2007. p. 75-106

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, Editora Vozes, 1995.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R e LEONTIEV. A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001, p. 119-142.

MACHADO, Nilce V. Educação física e recreação para o pré-escolar. 3ª ed. Porto Alegre: Podril, 1986.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados, 2011.

REGO, Tereza Cristina. VYGOTSKY: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998/ 2003.

___. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003/1998.

VIGOTSKII, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:___, LURIA, A.R e LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001, p. 103-117.

___. LURIA, A.R e LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

NOGUEIRA, Leila Carvalho; LIMA, Laís Leni Oliveira. VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR: O BRINQUEDO CANTADO E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.37224. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37224. Acesso em: 19 abr. 2024.