DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Joceline Maria da Costa Soares Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Christina Vargas Miranda e Carvalho Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
  • Débora Astoni Moreira Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
  • Juliana Carla Carvalho dos Santos Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
  • Geisiany Soares da Costa Cota Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37137

Palavras-chave:

Diagnóstico. Realidade escolar. Formação de professor..

Resumo

Diversos estudos científicos da atualidade questionam a qualidade dos cursos de formação de professores no Brasil e discutem o distanciamento existente entre as instituições formadoras e a Educação Básica, contexto de atuação dos futuros professores. Neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido uma importante iniciativa, diminuindo este distanciamento e promovendo melhorias na qualidade da formação docente. Objetivou-se neste trabalho descrever o processo de inserção de licenciandos em Ciências Biológicas, Química e Matemática no contexto de uma escola parceira do Pibid. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos, entrevista e observação direta. Os bolsistas de Iniciação à Docência foram divididos em seis grupos, sendo cada grupo responsável por diagnosticar um dos seguintes setores: estrutura física; histórico da escola; dados da secretaria; perfil dos alunos e expectativas; gestão escolar e coordenação pedagógica; eventos realizados na escola. A realização do diagnóstico permitiu conhecer diversos aspectos do colégio conveniado ao Pibid e, consequentemente, contribuiu para a elaboração de ações para solucionar os problemas verificados. Percebeu-se também que as ações desenvolvidas até o momento possibilitaram uma maior reflexão entre os alunos bolsistas, referentes às práticas docentes que podem vir a ser executadas enquanto futuros docentes. E ainda, os alunos do colégio estão sendo beneficiados com as atividades que estão sendo ofertadas com o intuito de melhorar o ambiente escolar e a aprendizagem desses alunos.

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Biografia do Autor

Joceline Maria da Costa Soares, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, bolsista de iniciação à docência Pibid - subprojeto Química

Christina Vargas Miranda e Carvalho, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Mestre em Ciências Moleculares, Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, Coordenadora de área do Pibid

Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí

Mestre em Biologia, Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, Coordenadora de área do Pibid

Débora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí

Doutora em Engenharia Agrícola, Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, Coordenadora de área do Pibid

Juliana Carla Carvalho dos Santos, Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, bolsista de iniciação à docência Pibid - subprojeto Química

Geisiany Soares da Costa Cota, Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, bolsista de iniciação à docência Pibid - subprojeto Química

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

SOARES, Joceline Maria da Costa; CARVALHO, Christina Vargas Miranda e; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; MOREIRA, Débora Astoni; SANTOS, Juliana Carla Carvalho dos; COTA, Geisiany Soares da Costa. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.37137. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37137. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano