DESEMPENHO ESCOLAR EM ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CAPOEIRA

Autores

  • Franklin Bento da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Sinara Moreira de Freitas Santos Universidade Federal de Goiás
  • Pollyana Freitas Silva Lima Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Freire Guerra Universidade de Rio Verde
  • Valfredo Ribeiro Dórea Universidade do Estado da Bahia
  • Douglas Assis Teles Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.36107

Palavras-chave:

Capoeira, desempenho escolar, adolescentes.

Resumo

As lutas são consideradas instrumento de relevância física, emocional e intelectual, contribuindo diretamente no desenvolvimento global do aluno. Neste contexto a Capoeira destaca-se nos aspectos psicológicos e cognitivos, desenvolvendo a atenção, percepção, criatividade, persistência, iniciativa, autocontrole e confiança. O desempenho escolar é alvo de discussão entre os pesquisadores da área da educação, inclusive da Educação Física. Não é intenção deste estudo se valer destas discussões e posicionamentos acerca de avaliação e desempenho escolar, desta forma, em um contexto específico entendemos o desempenho escolar como os resultados de médias e frequência das disciplinas cursadas. O objetivo dessa pesquisa é comparar o desempenho escolar em escolares praticantes e não praticantes de Capoeira. A amostra foi constituída por 24 alunos, com idade entre 14 e 15 anos de ambos os sexos, divididos em três grupos (A, B, C) com oito sujeitos. O grupo A foi composto por crianças que praticavam Capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o grupo B por crianças que praticavam Capoeira em grupo particular e o grupo C foi o grupo controle, ou seja, não praticavam Capoeira. O desempenho escolar foi obtido através das médias globais das notas e frequências às aulas do 1°e 2° bimestre. As analises de dados foram realizadas através, Software IBM SPSS versão 20.0, sendo efetuado o teste de Shapiro-Wilk para a normalidade dos dados, e para comparação entre os grupos foi realizado uma ANOVA one way. Foi adotado o índice de significância p<0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para as médias globais (p = 0,91) e para as faltas (p = 0,54). Estudos demonstraram o melhor desempenho escolar em alunos praticantes de esportes quando comparados aos não praticantes, fato este não comprovado nesta pesquisa, sugerindo aos mestres de Capoeira a repensarem sua práxis, pois esta, é apontada capaz de desenvolver uma série de processos cognitivos, emocionais, afetivos e motores, benefícios estes que poderiam refletir positivamente no desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Franklin Bento da Silva, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Educação Física.

Sinara Moreira de Freitas Santos, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Educação Física.

Pollyana Freitas Silva Lima, Universidade Federal de Goiás

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialização em Morfofisiologia pela Universidade Federal de Goiás.

Marcelo Freire Guerra, Universidade de Rio Verde

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor Adjunto I da Universidade de Rio Verde (UNIRV), Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade de Rio Verde (UNIRV), Coordenador do PIBID em Educação Física da UNIRV. Atua nas áreas de Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Atividade Física e Promoção da Saúde.

Valfredo Ribeiro Dórea, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), professor adjunto II da Universidade do Estado da Bahia, Campus X-Teixeira de Freitas, Coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia. Atua na área de formação de professores, treinamento desportivo, atividade física e saúde.

Douglas Assis Teles Santos, Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Educação Física, Campus X, Teixeira de Freitas, UNEB. Educação Física, Epidemiologia, Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício.

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Publicado

2016-06-27

Como Citar

DA SILVA, Franklin Bento; SANTOS, Sinara Moreira de Freitas; LIMA, Pollyana Freitas Silva; GUERRA, Marcelo Freire; DÓREA, Valfredo Ribeiro; SANTOS, Douglas Assis Teles. DESEMPENHO ESCOLAR EM ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CAPOEIRA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.36107. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/36107. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres