PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Fabio Fernandes Villela Departamento de Educação Unesp - S. J. Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.36089

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Resumo

A formação de professores, na perspectiva do marxismo historicista, foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (Villela, 2009; 2010-2012 e 2013-2015). No sentido de aprofundar a questão da formação de professores, analisaremos, neste texto, as possibilidades de superação da divisão do trabalho na escola através do trabalho coletivo, elemento fundamental para a organização do trabalho pedagógico e da didática. Para tal finalidade, abordaremos alguns elementos da formação dos bolsistas do Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) de São José do Rio Preto (SP), em 2013-2014, que têm em perspectiva a didática para a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Gasparin (2013) e elaborada a partir de Saviani (1999), com vistas a discutir as interrelações entre a crítica à divisão do trabalho na escola e à inteligência coletiva, tendo como cenário os usos das novas tecnologias aplicadas à educação. Ao elaboramos a crítica à divisão do trabalho na escola, emerge a temática da gestão democrática na escola, especialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

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Biografia do Autor

Fabio Fernandes Villela, Departamento de Educação Unesp - S. J. Rio Preto

Fábio Fernandes Villela é sociólogo, professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (SP). Estudou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, onde cursou, em nível de graduação, Ciências Sociais – Sociologia (2000), Ciências Sociais – Antropologia (2001) e, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (1998). Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor de sociologia em diversas faculdades de São José do Rio Preto – SP e região. Atualmente é Pós-doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP) e presidente do COMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto – SP.

Minha formação acadêmica espelha o conceito de politecnia, esboçado por Gramsci (2000), no texto mais conhecido como “Os Intelectuais e a Organização da Cultura”. Trata-se, conforme aponta Saviani (2002) em “Escola e Democracia”, de uma concepção segundo a qual o ser humano pode ser integralmente desenvolvido em suas potencialidades, através de um processo educacional de totalidade que proporciona uma formação científica, política e estética, com vista à emancipação do ser humano. Devido a essa formação politécnica, a questão dos “Intelectuais e a Organização da Cultura”, sob uma perspectiva gramsciana, esteve sempre presente nos diversos trabalhos desenvolvidos ao longo de minha trajetória acadêmica: na graduação: Villela (1998); no mestrado: Villela (2003); no doutorado: Villela (2007); e pós-doutorado: Villela (2009).

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

VILLELA, Fabio Fernandes. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.36089. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/36089. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres