O TRABALHO DE HOMENS PROFESSORES COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES ESCOLARES

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Adriana Horta de Faria UFMS/CPNV.
  • Fernanda Correia Bezerra UFMS/CPNV
  • Leonardo Alves de Oliveira
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis UFMS/CPNV

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.35108

Palavras-chave:

Gestores. Educação Infantil. Representações Sociais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais de gestores quanto a atuação de homens como professores de crianças. A abordagem teórica baseou em autores como Luck (2011), Kramer (2007), Moscovici (2010), Spink (1993) e Louro (2012). Foram feitas entrevistas semiestruturada, posteriormente transcritas e analisadas, com 2 diretoras e 2 coordenadoras de instituições de educação infantil. Os resultados indicam que nas representações das gestoras a comunidade escolar teria resistência em aceitar homens atuando como professores de crianças nesta etapa da educação e que seria necessário um trabalho de mediação para uma possível aceitação. As gestoras compreendem que homens na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento das crianças e para equidade de gênero na educação, elas receberiam em suas instituições, contudo haveria algumas restrições principalmente ao toque físico.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da UFMS/CPNV. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Adriana Horta de Faria, UFMS/CPNV.

Graduanda em Pedagogia pela UFMS/CPNV. Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Fernanda Correia Bezerra, UFMS/CPNV

Graduanda em Pedagogia - UFMS/CPNV

Leonardo Alves de Oliveira

Graduando em Pedagogia pela UFMS/CPNV. Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, UFMS/CPNV

Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

PERES GONÇALVES, Josiane; HORTA DE FARIA, Adriana; CORREIA BEZERRA, Fernanda; ALVES DE OLIVEIRA, Leonardo; FERNANDES DE AMORIM DOS REIS, Maria das Graças. O TRABALHO DE HOMENS PROFESSORES COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES ESCOLARES. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.35108. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/35108. Acesso em: 19 abr. 2024.