AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Kamila Lauany Lucas-Lima Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Viviane Vilela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Fernando Aparecido de Moraes Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34385

Palavras-chave:

Prática de atividade física, Adolescentes, Atividades educativas

Resumo

A obesidade e o excesso de massa corporal em adolescentes têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas nos países desenvolvidos e no Brasil. Os principais fatores responsáveis por este aumento da massa corporal são o consumo exagerado de alimentos hipercalóricos e altamente palatáveis e a redução do gasto calórico com atividade física. A dieta alimentar hipocalórica pode ser considerada como a principal aliada para a redução da massa corporal, porém a prática de atividade física regular é essencial para a prevenção da obesidade e a manutenção da massa corporal normal. Assim, o presente estudo teve como objetivos avaliar os níveis de atividade física nos estudantes do Ensino Médio e desenvolver atividades educativas a respeito da importância da prática de atividade física regular para a promoção da saúde e a prevenção de doenças decorrentes do sedentarismo. A avaliação do nível de atividade física dos estudantes entre os quais a ação educativa foi desenvolvida foi por meio do questionário IPAQ forma curta. As atividades educativas abordaram temas sobre a importância da prática de atividade física, as consequências do sedentarismo e os efeitos e benefícios para quem pratica regularmente qualquer atividade física. Referente ao nível de atividades física foi observado que 39% dos escolares relataram ter o nível “Pouco ativo”. O nível “muito ativo” e “ativo” foi encontrado em 28% e 28% da amostra, respectivamente, e o sedentarismo foi relatado somente por uma estudante (5%). Encontramos prevalência de escolares pertencentes a grupos de nível socioeconômico médio, que apresentaram maior nível de prática de atividade física. As atividades educativas foram satisfatórias e atingiram seus objetivos, pois proporcionaram boas situações de aprendizagem e que valeu a pena o esforço dos escolares nas ações. No entanto, a escola com esse potencial orientador precisa reforçar políticas que visem elaborar e incorporar ações estratégicas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas ao sedentarismo.

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Biografia do Autor

Kamila Lauany Lucas-Lima, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Graduada em Ciências Biológicas

Viviane Vilela, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Graduada em Ciências Biológicas

Regisnei Aparecido de Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Mestre em Educação.

Fernando Aparecido de Moraes, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Mestre em Educação em Ciências e Matemática.

Sandra Aparecida Benite-Ribeiro, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. PhD em Fisiologia Humana e Comparada.

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Publicado

2015-03-24

Como Citar

LUCAS-LIMA, Kamila Lauany; VILELA, Viviane; SILVA, Regisnei Aparecido de Oliveira; MORAES, Fernando Aparecido de; BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida. AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.34385. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/34385. Acesso em: 18 abr. 2024.