PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • David Luiz Didonet Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
  • Jackeline Pires de Souza Professora Esp. Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
  • Talita do Amaral e Souza Professora Esp. Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. Email: talita-1987@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33989

Palavras-chave:

Práticas, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O objetivo geral do artigo é a apresentação do surgimento de uma visão do Desenvolvimento Sustentável associada ao movimento de Educação Ambiental enquanto proposta de levantar a trajetória e as práticas comuns existentes na aplicação de ambos os conceitos.

 

São apresentadas de forma cronológica diferentes conferências internacionais e regionais, associadas ao desenvolvimento sustentável, que realizaram por intermédio da UNESCO. Entendimentos e conceito de desenvolvimento sustentável, na perspectiva de dirimir mitos e concepções ingênuas serão expostos.

 

A educação, nas suas diversas possibilidades, abre espaço para um repensar de práticas sociais, com base numa adequada compreensão essencial do meio ambiente global e local. Deste modo, a Educação Ambiental é mostrada como ferramenta importante para conscientizar, motivar e sensibilizar as pessoas e se faz necessária para que se haja o entendimento e o pensamento sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável. São apresentados os principais eventos intergovernamentais que deram surgimento à concepção de EA e as principais diretrizes e recomendações para sua aplicação.

 

Finalizando, o artigo demonstra a necessidade de se haver um processo educacional, que envolva principalmente os paradigmas da Educação Ambiental, para que se construa um desenvolvimento sustentável que prepara o homem para viver de forma responsável em seu meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Luiz Didonet, Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas

Professor Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Especialista em Wellness, Atividade Física e Qualidade de Vida.

Referências

AGENDA 21 BRASILEIRA: ações prioritárias. Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, p.51-82, 2011.

BRASIL. Lei n° 6938 de 31 de Agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO: O nosso futuro comum. Universidade de Oxford. Nova Iorque, 1987

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CNUMAD). Agenda 21. São Paulo: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 2001

GADOTTI, M.. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GONÇALVES, D.B. Desenvolvimento sustentável: o desafio da presente geração. Revista Espaço Acadêmico, n° 51. Agosto de 2005

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, março 2003, p. 189-205

JACOBI, P. Desenvolvimento Sustentável e Educação – caminhos e desafios. 2004.

JACOBI, P. Educar para a Sustentabilidade: complexidade, reflexividade, desafios- In: Revista Educação e Pesquisa- vol. 31/2- maio-agosto 2005, FEUSP.

LOUREIRO. C. F. B. Educação Ambiental no Brasil. Brasília: Ministério da Educação. Ano XVIII boletim 01 - Março de 2008.

MARCATTO, C. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 1 ed. 2002.

NARDI, R; BASTOS, F; DINIZ, S. da. E. R. Pesquisas em ensino de ciências: Contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras editora, 2004, n.5, p. 52 – 53

ONU Brasil na Rio+20. Disponível em: www.radarrio20.org.br/. Acesso em 05 de Jan de 2015.

SACHS, I. Estratégias de Transição para o século XXI – Desenvolvimento e Meio Ambiente. São Paulo: Studio Nobel – Fundação para o desenvolvimento administrativo, 1993.

UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Educação Ambiental: as grandes orientações da Conferência de Tbilisi. Brasília: Ibama, 1997.

______. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável 2005-2014. Brasília: Unesco, 2005.

ZANETI, I.C.B.B., Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos e Sustentabilidade. Um estudo de caso sobre o sistema de gestão de Porto Alegre, RS. 2003. 176 p. Tese de Doutorado - Universidade de Brasília. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre-RS.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

DIDONET, David Luiz; DE SOUZA, Jackeline Pires; E SOUZA, Talita do Amaral. PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33989. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/33989. Acesso em: 18 abr. 2024.