UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA UNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORMOSA GOIÁS.

Autores

  • Marcos Vinicius Santos Dourado Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Elton Souza Oliveira Universidade de Brasília UNB Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • João Gabriel Gomes Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33986

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Geografia, Concepções.

Resumo

Diante das práticas de ensino/aprendizagem e a busca de um melhor entendimento da realidade escolar este trabalho busca evidenciar quais e como são as práticas de ensino em Geografia na modalidade do Ensino Fundamental, Anos Finais. Para tanto foi escolhida aleatoriamente uma escola da rede municipal de ensino, localizada geograficamente ao centro urbano da cidade de Formosa Goiás. Como instrumentos metodológicos foram utilizados questionários dirigidos aos professores de Geografia, alunos e gestores com o intuito de investigar as concepções acerca do ensino de Geografia bem como a importância qual lhe é dada no cenário educacional do ano letivo de 2014. Foram entrevistados, diante de uma meta estatística e grupo amostral entre 17% a 20% do total de alunos da unidade de ensino escolhida, fazendo-se assim uma média geral sempre privilegiando os aspectos qualitativos, além dos dois professores de Geografia e da coordenadora geral do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Formosa Goiás. Os resultados obtidos demonstram que o Ensino de Geografia tem tido bons resultados qualitativos. Ao se observar as respostas, se teve uma visão positiva da prática de ensino/aprendizagem tanto na perspectiva dos alunos como dos professores, o único adentro a ser feito é a concepção da importância do Ensino de Geografia pelo grupo gestor do munícipio que parece um tanto longínquo da realidade escolar.

Palavras-Chave: Ensino, Aprendizagem, Geografia, Concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Santos Dourado, Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Atualmente é Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - UAA (Assunção/PY). Está cursando especialização em Estudos dos Solos (Análise Física, Pedologia e Recuperação Ambiental) pela Universidade Araraquara - UNIARA (Araraquara/SP). Possui especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG/Unidade de Formosa - GO (2007). Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Goiás e da Rede Municipal de Ensino de Formosa/GO. Foi Professor Visitante da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Campus Formosa - GO (Período de 2012-2014), sendo docente do Ensino Superior e Coordenador do Laboratório de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar, Ensino de Geografia Física, O Lugar a Experiência e o Mundo Vivido no Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino/Aprendizagem no Ensino Médio Integral.

Elton Souza Oliveira, Universidade de Brasília UNB Universidade Estadual de Goiás - UEG

Geógrafo e Licenciado em Geografia. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Mestrando em Geociências Aplicadas com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela Universidade de Brasília. Têm experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia e geoprocessamento.

João Gabriel Gomes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) , foi colaborador de pesquisa da Embrapa cerrados (CPAC), graduando do 4 ano/7 semestre no curso de Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) , Linhas de pesquisa de interesse: Preservação e manutenção de recursos hídricos do cerrado, nova fontes alternativas de produção de biocombustível, Educação e Ensino em Geografia, Percepção e Vivencia do lugar, práticas de ensino em educação ambiental e modificações da Paisagem Urbana.

Referências

CALLAI, Helena Copetti, A formação do professor da geografia: O professor, Ijuí – RS, Ed. Unijuí, 2013.

CAVALCANTI, lana de Souza, O Ensino de Geografia na Escola, Campinas, São Paulo, Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de, Para onde vai o ensino de geografia? (org.), 10ª Ed. – São Paulo: Contexto, 2012.

PPP, Projeto Politico Pedagógico, Escola Municipal Professor Joaquim Moreira, Formosa Goiás, 2014.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília, 1998.

SECRETARIA DE EDUCAÇAO FUNDAMENTAL. Parâmetro curriculares nacionais: Geografia. Brasília, 2001.

VESENTINI, José William, Repensando a geografia escolar para o século XXI, São Paulo – SP, Plêiade, 2009.

Downloads

Publicado

2015-06-27

Como Citar

DOURADO, Marcos Vinicius Santos; OLIVEIRA, Elton Souza; GOMES, João Gabriel. UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA UNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORMOSA GOIÁS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33986. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/33986. Acesso em: 19 abr. 2024.