RODAS DE CONVERSA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOCENTE E A RELAÇÃO DOCENTE DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Valquíria Coelho Pina Paulino Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Juliana Rodrigues Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Berendina Elsina Bouwman Christóforo Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Debora Rodrigues Rodrigues Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Luiz Almeida Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33165

Palavras-chave:

Saúde, educação, trabalho docente

Resumo

O presente trabalho objetivou relatar o resultado de dois encontros do I Fórum de discussão sobre a formação na área de saúde: limites e desafios, no qual foram criados espaços de discussões, utilizando rodas de conversa com a participação 32 docentes dos cursos da saúde de uma instituição pública de ensino superior. Na discussão sobre o primeiro tema, qualidade de vida no trabalho docente, as dificuldades relatadas foram a obrigação e a pressão impostas pelo sistema a fim de cumprir metas de produtividade, excesso de trabalho com ensino, pesquisa, extensão e funções administrativas, jornada sem delimitação clara do tempo, levando ao sofrimento físico e psíquico. Na discussão do segundo tema, relação docente / discente, emergiram aspectos facilitadores e problemas que envolvem a estrutura da universidade, problemas técnicos e dificuldades de relacionamento interpessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Coelho Pina Paulino, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professora do Curso de Enfermagem, membro do NEGEAST. Aluna do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Goiás - Goiânia.

Juliana Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professora do Curso de Enfermagem, membro do NEGEAST. Doutora em Enfermagem.

Berendina Elsina Bouwman Christóforo, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professora do Curso de Enfermagem, membro do NEGEAST. Mestre em Enfermagem.

Debora Rodrigues Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Enfermeira. Membro do NEGEAST. Aluna do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Goiás/Jataí.

Luiz Almeida Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professor do Curso de Enfermagem, membro do NEGEAST. Doutor em enfermagem.

Referências

BASTOS, A. V. B. O ofício acadêmico: singular ou plural? Rev. O & S, v. 14, n. 43, p.179-185, out./dez. 2007.

BERHRENS, M.A; JOSÉ, E.M. Metodologia de aprendizagem por projeto num paradigma emergente. In: BERHENS, M. A. (org). Docência universitária na sociedade do Conhecimento. Curitiba: Champagant, 2003.

BOSI, A. P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior no Brasil nesses últimos 25 anos. Educ & Soc., Campinas. v. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007.

BOSI, A. P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007.

BORSOI, I.C.F. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Caderno de Psicologia Social do Trabalho, v.15 n.1: 81-100, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília, 2007. 86 p. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).

CUNHA, G. T, CAMPOS, G. W. de S. Método paidéia para co-gestão de coletivos organizados para o trabalho. Org & Demo, Marília, v.11, n.1, p. 31-46, jan./jun., 2010.

FERNANDES, J. D. et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev Esc Enferm, São Paulo 2005; 39(4):443-9.

FEVERWERKER, L.; ALMEIDA, M. Diretrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos: é tempo de ação! Rev. Bras. Enf., v.56, n.4, p. 352-352, 2003.

FREITAS, L. G. Docentes, seu trabalho e a dinâmica de prazer-sofrimento. In: FREITAS, L. G. de (coord.) Prazer e sofrimento no trabalho docente: pesquisas brasileiras. Curitiba: Juruá, 2013.

MANCEBO, D. Trabalho docente: subjetividade, sobre implicação e prazer. Psicologia: Reflexão & Crítica, v. 20, n. 1, p. 77-83, 2007.

MARTINS, A. A. V. Vivências de prazer e sofrimento no trabalho docente: um estudo em uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2009. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Novos Horizontes. Mestrado Acadêmico em Administração.

RODRIGUES, J. A representação do docente sobre a formação do enfermeiro. Dissertação (Mestrado). Curitiba: 2006. 104 p.

ROCANGLIO, S. M. A Relação Professor-Aluno na Educação Superior: A Influência da Gestão Educacional. Psicologia ciência e profissão, 2004, 24 (2), 100-111.

RÚDIO, F.V. Compreensão Humana e Ajuda ao Outro. Petrópolis: Vozes, 1991. PEREIRA, T.C.R. A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho: estudo de caso com docentes de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2013. Dissertação (Mestrado), Faculdade Novos Horizontes. Mestrado acadêmico em administração.

PIMENTA, S.G.; ALMEIDA.M.I. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

THERRIEN, S.M.N; FEITOSA, L.M , Ação formativa e o desafio para a graduação em saúde. Rev. Brasileira de Educação Médica, v.34, n.2, p. 227-237, 2010.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

PAULINO, Valquíria Coelho Pina; RODRIGUES, Juliana; CHRISTÓFORO, Berendina Elsina Bouwman; RODRIGUES, Debora Rodrigues; SILVA, Luiz Almeida. RODAS DE CONVERSA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOCENTE E A RELAÇÃO DOCENTE DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33165. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/33165. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Saúde [Dossiê de Enfermagem]