SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?

Autores

  • Giulena Rosa Leite Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Suele de Moraes Bras Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Sônia Aparecida Faleiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ
  • Ludmila Grego Maia Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Marlene Andrade Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Regional Jataí
  • Luiz Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32902

Palavras-chave:

Palavras-chave, Saúde bucal, Educação Infantil, Promoção da Saúde

Resumo

Durante a realização das atividades práticas de estágio observou-se que grande parte das crianças não conseguia sozinha, realizar sua higiene bucal fazendo-se necessária ajuda para realizar a escovação dos dentes, o que nem sempre tem acontecido prontamente por parte dos trabalhadores nas escolas. Com o objetivo de avaliar o conhecimento em saúde bucal e a importância mostrada a este assunto por parte dos professores, foram entrevistados todos os 17 profissionais de um Centro Municipal de Educação Infantil no Município de Jataí, no sudoeste de Goiás. A coleta de dados se deu em dois momentos: inicialmente foi realizada uma observação livre a fim conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelos educadores/professores desta instituição, uma imersão no campo de estudo. Em um segundo momento foi realizada entrevista com os profissionais da instituição, por meio de uma roteiro estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema. As ações de proteção e promoção a saúde, podem ser desenvolvidas pelo sistema de saúde, articulado com outras instituições governamentais, empresas, associações comunitárias e com a população e seus órgãos de representação visando  à redução de fatores de risco, que constituem ameaça à saúde dos indivíduos, podendo provocar-lhes incapacidades e doenças. Considerando a saúde bucal como parte integrante e indissociável da saúde geral, a infância é o período que pode ser considerado como  o mais importante para o futuro da saúde bucal do indivíduo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulena Rosa Leite, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Mestre em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem

Suele de Moraes Bras, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Aluna do Curso de Pedagogia

Sônia Aparecida Faleiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ

Mestranda em Educação

Ludmila Grego Maia, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Mestre em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem

Marlene Andrade Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Regional Jataí

Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Enfermagem

Luiz Almeida da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Enfermagem, Professor do Curso de Enfermagem

Referências

ALALUUSUA, S.; MALMIVIRTA, R. Early plaque accumulation – a sign for caries risk in young children. Community Dent Oral Epidemiol, vol 22, n 5, p273-6, 1994.

BARBOSA, M.S.S. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação. 2004.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDBEN, 1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

_______. Constituição (1988). Constituição da República Federal do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Imprensa Oficial. Brasília, DF, 1988.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 3vol. 1998.

_______. Ministério da Saúde. Diretrizes Da Política Nacional De Saúde Bucal. Brasília, 26p, 2004.

_______. Ministério da Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, 13p, 2012. Publicada no DOU nº 12 – quinta-feira, 13 de junho de 2013 – Seção 1 – Página 59.

DALTO, V.; FERREIRA, M. L. Professores como agentes promotores de saúde bucal. Semina, Londrina, v. 19, p. 47-50, fev. 1998.

FABRE, R.C.; VILELA, E.M.; BIFFI, E.M. Programa de prevenção e educação em saúde bucal para crianças de 3 a 5 anos: um relato de experiência. Rev do CROMG, vol 4, n 2, p 101-7, 1998.

GARCIA, P. P. N. S.; DINELLI, W.; SERRA, M. C. Saúde bucal: crenças e atitudes, conceitos e educação de pacientes do serviço público. JAO – Jornal de Assessoria ao Odontologista, v. 3, n. 22, p. 36-41, 2000.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Comissão de Especialistas em Educação em Saúde da Organização Mundial da Saúde. Washington: OMS, 1954.

PAIXÃO, H.H. Odontologia sob o capital (dissertação). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. 1979.167p.

SANTOS, P. A.; RODRIGUES, J. A.; GARCIA, P. P. N. S. Conhecimento sobre prevenção de cárie e doença periodontal e comportamento de higiene bucal de professores de ensino fundamental. Cienc Odontol Bras, São José dos Campos, v. 6, n. 1, p.67-74, jan./mar. 2003.

SILVA, I.O. A creche e suas profissionais: processos de construção de identidade. Em Aberto, Brasília, vol 18, n73, 2001.

TAMIETTI, M.B. et al. Educação em saúde bucal para adolescentes: inadequação de uma metodologia. Arquivos de Odontologia, v.34, n.1, p.33-45, jan./jun. 1998.

VASCONCELOS, R.; MATTA, M. L.; PORDEUS, I. A.; PAIVA, S. M. Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil. PGR Pós¬-Grad. Rev. Fac. Odontol., v. 4, n. 3, p. 43-48, 2001.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

LEITE, Giulena Rosa; BRAS, Suele de Moraes; FALEIROS, Sônia Aparecida; MAIA, Ludmila Grego; MARTINS, Marlene Andrade; SILVA, Luiz Almeida da. SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.32902. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/32902. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Saúde [Dossiê de Enfermagem]