GEOGRAFIA, CIDADE E LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ENFOQUE A PARTIR DA CIDADE DE FORMOSA - GO

Hugo de Carvalho Sobrinho, Rodrigo Capelle Suess, Rafael Gonçalves Bezerra

Resumo


Dialogar sobre a relação existente entre Geografia, cidade e lugar enriquece o processo de ensino-aprendizagem, considerando a cidade na qual residem os alunos como um palco para a produção do conhecimento.  Assim, este trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância da valorização da cidade e do espaço vivido pelo aluno no processo ensino-aprendizagem e averigua as concepções que educadores têm a respeito da cidade de Formosa-GO como palco da aprendizagem. A cidade de Formosa-GO, com mais de 100.000 habitantes e 170 anos de história, com seus festejos, manifestações culturais e religiosas, com seus recursos naturais exuberantes, mas também, com problemas e situações peculiares de uma cidade que se desenvolve, detém locais que podem ser assumidos como uma sala de aula. Fazer da cidade uma proposta pedagógica é um desafio, porém necessário quando se quer partir do mundo vivido do discente para que a aprendizagem torne-se significativa. Explorar espaços que rodeiam a escola que são vistos pelos alunos do caminho de casa para escola leva as alunos a conhecerem, intervir e (re) criar a sua cidade.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.28700


Palavras-chave


Geografia; Cidade; Lugar; Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


CALLAI, H. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia:práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTRIGIOVANNI, A. C. et all. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da Universidade, p. 56-60, 1999.

CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: Formação e didática. In: MORAIS, E. M. B.; MORAES, L. B. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Nepeg, 2010.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura), 146 p.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U. 2013.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.




DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28700

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA ELETRÔNICA ITINERARIUS REFLECTIONIS

    GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Unidade Acadêmica Especial de Educação/UAE-EDU

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.


Unidade Riachuelo, CP 03, CEP:75.804-020

Jataí - GO.

Telefone: (64) 3606 -8109

 

 

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS

 

 

                         redes 

 Ascom - Assessoria de Comunicação da UFG/RJ https://ascom.jatai.ufg.br/

Portal de Periódicos da UFG - Goiânia: http://www.revistas.ufg.br/

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. https://prpg.ufg.br/

 

Contador de visitas