O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFNMG: PARA ONDE VAI O CURRÍCULO?

Autores

  • Kelly Coelho Barreto Universidade de Brasília
  • Josimara Xavier Universidade de Brasília
  • Wanderson Pereira Araújo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26782

Palavras-chave:

Currículo, Educação Profissional, Curso Técnico em Informática.

Resumo

O texto apresenta uma análise a partir do Projeto do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG/MG, Campus Januária, proposta política e pedagógica da integração entre educação básica e profissional na EJA, na perspectiva de desvelar a característica do currículo traçado pela instituição e seus atores. Nesse sentido, temos como referências diretrizes que defini a forma da educação profissional e tecnológica, a fim de compreender a lógica de sua organização e intencionaliade, utilizaram também as teorias críticas sobre o currículo na interpretação de: Frigotto, Ciavata, Ramos (2010); Bernstein (1994); Torres Santomé (1998); Gimeno Sacristán (2000); Silva (2011), entre outros. O artigo traz uma reflexão crítica sobre a proposta pedagógica, com foco principal na organização curricular do documento citado elaborado pelo corpo docente da instituição com o objetivo de apontar as suas metas educacionais. Trata-se de um currículo de tradição pedagógica voltada para dimensões técnicas com a finalidade de formar o indivíduo para atender o mercado de trabalho.

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Referências

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

BARRETO, Kelly Coelho; XAVIER, Josimara; ARAÚJO, Wanderson Pereira. O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFNMG: PARA ONDE VAI O CURRÍCULO?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i15.26782. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/26782. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres