O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Elenilson de Vargas Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Airton Wagner de Souza Junior
  • Ana Maria Libório de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26414

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Funções, Educação Matemática, Reciclagem.

Resumo

No presente trabalho apresenta-se uma proposta de aplicação da técnica Modelagem Matemática para o Ensino Fundamental, especificadamente no 9° ano, onde o principal objetivo foi discutir aplicações de funções. Destacaram-se por meio deste artigo, alternativas para o ensino-aprendizagem de funções, no qual se estimulou o aluno a formular e analisar seus próprios modelos matemáticos obtidos por meio de um estudo de caso. Para utilizar esta técnica, trabalhou-se o tema reciclagem, de forma interdisciplinar, com as aulas de Geografia. Esta escolha, como será prontamente discutida em seções futuras deste trabalho, não foi por acaso e tornou-se ferramenta fundamental para se trabalhar o conteúdo de funções por intermédio da modelagem matemática.  Mostrou-se através desta pesquisa, por meio da modelagem, que a aulas de matemática tornaram-se mais produtivas, aumentou o interesse dos alunos pela matemática e, por fim, os alunos envolvidos nesta pesquisa vivenciaram a importância da matemática escolar no que tange ao conteúdo de funções através da modelagem matemática. Além disso, foi possível observar significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem nesta série do ensino fundamental através de alterações na prática pedagógica docente, pois houve melhoras significativas nas médias dos alunos envolvidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilson de Vargas Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em matemática pela Universidade de Brasília e Professor do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática e os Futuros Professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu – SC, n. 25, p.1-11, 29 set. 2002. Anual. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/25/texced251.htm#gt19>. Acesso em: 24 jun. 2013.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª Edição São Paulo: Contexto, 2010. 389 p. 2ª Reimpressão.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino no ensino. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. 127 p. 1ª Reimpressão.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 Edição São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

LIMA, Elon Lajes. Curso de Análise, vol. 1, Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Projeto Euclides), 2002. 431 p.

MENEZES, Luiz Carlos de. Como o professor vê a educação. Revista Nova Escola. São Paulo, p.35: Novembro, 2007.

OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. Como Trabalhar Modelagem Matemática na Formação de Professores? 2007. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC74390627520T.doc>. Acesso em: 24 jun. 2013.

PÓLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Intercência Ltda, 1995. 196 p. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo, 2ª Reimpressão. Disponível em: <http://www.mat.ufmg.br/~michel/inicmat2010/livros/polya.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2013.

PONTE, João Pedro da. Estudos de Caso em Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 25, p.1-23, 2006. Semestral. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1880/1657>. Acesso em: 22 jun. 2013.

SILVA, Clovis Antonio da; JAFELICE, Rosana Sueli da Motta. Modelagem como estratégia de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas lineares. Famat em Revista: Revista Científica Eletrônica da Faculdade de Matemática - FAMAT Universidade Federal de Uberlândia - UFU - MG, Uberlândia - MG, n. 4, p.255-265, abr. 2005. Disponível em: <http://www.portal.famat.ufu.br/sites/famat.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Famat_Revista_04.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2013.

REGINA, Silvia. 7 razões para reciclar: Conheça bons motivos para fazer a coleta seletiva de lixo na sua casa. 2006. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_222006.shtml>. Acesso em: 25 jun. 2013.

SILVEIRA, Jean Carlos; RIBAS, João Luiz Domingues. Discussões Sobre Modelagem Matemática e o Ensino-Aprendizagem. 2004. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/artigos/a8/p2.php>. Acesso em: 14 jun. 2013.

WERNECK, Hamilton. Ensinamos demais Aprendemos de Menos. 10. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 1987. 112 p.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

FORTES, Elenilson de Vargas; DE SOUZA JUNIOR, Airton Wagner; DE OLIVEIRA, Ana Maria Libório. O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rir.v2i15.26414. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/26414. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres