REFORMAS POMBALINAS DA EDUCAÇÃO: O ECLETISMO DA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA

Autores

  • Vicente Buonadio Neto UFSCar
  • João Virgílio Tagliavini UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1151

Palavras-chave:

História da educação. Reformas Pombalinas da educação. Iluminismo.

Resumo

As reformas pombalinas da educação mudaram totalmente o panorama educacional português e brasileiro, por criar o primeiro sistema público de ensino, rompendo com a hegemonia educacional dos Jesuítas. Nós analisamos as mudanças ocorridas a partir de 1759 até 1772, período que marca a promulgação do alvará que criou o novo sistema educacional até a reformulação dos estatutos da Universidade de Coimbra, através das interpretações análises de fontes primárias e secundárias. Partindo do pressuposto teórico do materialismo histórico, para compreender a ascensão da burguesia sobre a nobreza em Portugal, discutir e analisar como se desenvolveu o ecletismo da ilustração portuguesa, dentro das reformas pombalinas da educação.

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Biografia do Autor

Vicente Buonadio Neto, UFSCar

Graduação em História Licenciatura PlenaEspecialização em Filosofia e Ensino de FilosofiaMestrando em história, filosofia e sociologia da educação pela Universidade Federal de São Caral - PPGE UFSCar

João Virgílio Tagliavini, UFSCar

PHD em educação pela UNICAMPProfessor Doutor do programa de pós-graduação em educação da UFSCarDepartamento de Educação- UFSCarHistória, filosofia e sociologia da educação

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Publicado

2011-08-17

Como Citar

NETO, Vicente Buonadio; TAGLIAVINI, João Virgílio. REFORMAS POMBALINAS DA EDUCAÇÃO: O ECLETISMO DA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1151, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1151. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20433. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres