Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Atentar à todas as orientações descritas anteriormente no ítem Diretrizes para autores - Orientações para apresentação dos artigos e Estrutura.

    2. Os arquivos a serem enviados para submissão deverão ser no formato Microsoft Word.

    3. Todo o texto deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

    4. O arquivo deve constar na seguinte ordem: título, resumo e palavras-chave em português; título, abstract e keywords em inglês; introdução; desenvolvimento; considerações finais e referências.

    5. Para o processo de avaliação, solicitamos que o nomeidentificação dos autores NÃO constem no arquivo a ser submetido na Revista. Maiores informações, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

    6. As identificações de: nome dos autores, titulação, instituição filiada, local e e-mail deverão ser informadas - corretamente - nos METADADOS quando no processo de submissão do artigo. Pois esses dados é que, posteriormente o processo de avaliação e possível aceitação, serão adicionados no corpo do arquivo (artigo) para publicação.

    7. Todo o trabalho, antes de ser submetido à Revista, deve passar por uma revisão minuciosa do português.

    8. Sobre a língua estrangeira

    A língua estrangeira faz parte das recomendações da CAPES ao que se refere aos periódicos indexados, por isso é preciso por parte dos autores (as) um cuidado especial na redação dos abstracts. Tal o qual o resumo, o Abstract deve manter as regras previstas indicadas no site. A Coordenação da revista conta uma revisora especializada na língua inglesa para fazer a revisão dos textos. Porém, os últimos artigos têm chegado com uma redação inadequada, absolutamente incompreensível, como aquele inglês de programas automáticos de tradução. Pois bem, é claro que a nossa intenção não é vetar o artigo, mas devolveremos ao autor para que faça adequadamente a tradução do resumo. O trabalho da revisora é exclusivamente revisar e não fazer outro abstract. Se o professor não tiver domínio da língua inglesa, ressaltamos domínio mesmo de inglês avançado padrão, então a recomendação é que não se faça arremedos de tradução. Portanto, solicitamos dos autores e autoras que busquem previamente a assistência especializada. Traduzir é muito mais do que simplesmente pegar um dicionário e ir trocando as palavras de um idioma para outro. Os programas de tradução em grande parte não facilitam o trabalho de tradução e sim, reduz muitas vezes o sentido das palavras e o próprio sentido do texto.

    9. A contribuição deverá ser original e inédita.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

DESDE  2021 A 2025 A ITINERARIUS PÚBLICARÁ APENAS 7 (SETE) ARTIGOS POR NÚMERO.  A CLASSIFICAÇÃO SERÁ ATRIBUÍDA POR NOTAS DE 0 A DEZ.

EM PRIMEIRO LUGAR ENFATIZANOS QUE ESTE PERIÓDICO NÃO IMPUTA QUALQUER CUSTO PARA PUBLICAR OS ARTIGOS CIENTÍFICOS, NENHUM EMBARGO FINANCEIRO É COBRADO.

Obs: Para o processo de avaliação, solicitamos que o nome e identificação dos autores NÃO constem no arquivo a ser submetido na Revista. O artigo será excluído sem tal condição.

A Itinerarius Reflectionis recebe artigos científicos relacionados à Educação, os quais devem ser inéditos, resultantes de estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência, reflexões teóricas com resultados em andamento e/ou finais de pesquisa, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

Os textos dos artigos deverão apresentar no mínimo de dez (10) e no máximo de vinte (20) páginas, contando as referências bibliográficas.

ATENÇÃO: O título dp arigo deverá ser espresso em letra minúsucula, apenas a primeira letra em letra maiúscula; Ex: O livro publicado em minas gerais; A experincia da ciência na universidade de marília, sp.  SE O TÍTULO ESTIVER EM MAIÚSCULO O TEXTO SERÁ ENCAMINHADO PARA NOVA SUBMISSÃO.

ESTRUTURA (Antecipadamente informamos): texto sem esta estrutura não será aceito!

1. O arquivo a ser submetido deverá ser digitado no Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm e numeração das páginas no canto inferior à direita (com exceção da primeira página).

2. A Configuração da página deve ser em tamanho A4 com as seguintes margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direitar: 2,0 cm; parágrafo 2 cm.

3. O título deve ser centralizado, digitado em negrito, somente a primeira letra da sentença em maiúsculas, espaço simples, tamanho 14. Se houver subtítulo os caracteres devem ser minúsculos

4. O resumo deve conter até 350 palavras, ser digitado em negrito com letras minúsculas, tamanho 11. O texto do resumo deve ter espaçamento simples.

5. Palavras-chave - em negrito - deve ser após o resumo, com apenas a primeira letra (P) em maiúsculo. Deve conter até 3 palavras separadas por ponto final.

6. O título em inglês ou espanhol, o abstract e key-words seguem a mesma orientação anterior (números 3,4 e 5).

7. Para a elaboração do texto, no caso de pesquisa, o mesmo poderá conter: introdução, objetivos, materiais e as metodologias utilizadas na pesquisa, assim como revisão bibliográfica (fundamentação teórica), os resultados e discussão dos dados e conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.

8. Para o caso de pesquisa, a introdução, ou outro título, deve ser enumerada como número 1 ex: (1 INTRODUÇÃO), deverá vir na margem à esquerda, tudo em maiúsculo, sucedida de espaço 1,5 cm para começar o texto.

9. As demais seções primárias (2 3 4 ...) deverão seguir a mesma regra da introdução. As seções secundárias (2.1, 2.2 ...) deverão ser digitadas também em negrito, mas somente a primeira letra em maiúsculo. (Ex: 2.1 Organização dos dados da pesquisa )

10. Utilizar espaço 1,5 cm entre títulos e subtítulos.

11. Para o uso de citações:

a) citação direta curta de até 3 linhas, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor, ano e página;

b) citação indireta, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor e ano;

c) citação direta com mais de três linhas, deve ser recuada a 4 cm da margem, tamanho 10, espaçamento simples, no final e entre parênteses com indicação do sobrenome do autor, ano e página. Lembrando que antes e depois da citação deve ter espaço de 1,5 cm, em relação ao texto.

12. Para o uso de tabelas e figuras:

a) Antes da tabela, colocar o título da mesma em tamanho 10 e centralizado;

b) Após a tabela, colocar a origem da fonte dos dados (autor e ano), em tamanho 10 e centralizado. Mesmo que a fonte seja do próprio autor, é preciso informar.

c) As figuras colocadas no corpo do trabalho, devem ser gravadas em JPG e seguir a mesma orientação quanto ao título e fonte anteriormente citadas nas letras a e b.

* A fonte deverá constar nas referências no final do trabalho.

13. As letras em itálico serão utilizadas somente para termos estrangeiros.

14. Para a referência bibliográfica:

a) deve aparecer ao final do artigo, posicionada na margem a esquerda, em letra maiúscula (caixa alta) e negrito, sem numeração. Obedecer a ordem alfabética do sobrenome dos autores, seguindo as normas da ABNT.

Maiores informações consultar: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm

** Salientamos que adotamos o recurso negrito para destacar o título da obra da referência bibliográfica. (Ex: SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia:teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.)

OBS.: O endereço eletrônico abaixo possui um modelo de artigo científico com algumas normas que mais se aproximam das que exigimos. Consultar: www.bu.ufsc.br/design/ArtigocientificoAtualizado2012.docx

 

 

 

Ensino e formação profissional em Psicologia

.

Artigos Livres

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.