Desenvolvimento cognitivo do surdo e aquisição da Língua de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.65749

Palavras-chave:

Surdo, Linguagem, Cognição

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender como ocorre o processo de desenvolvimento linguístico dos surdos na perspectiva de Vygotsky sobre a interligação entre cognição e o contato com a língua e na ótica de Chomsky, que defende a faculdade biológica da linguagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com o intuito de conhecer mais sobre os circuitos neurais, a capacidade cognitiva, a disposição inata para linguagem e a influência da interação social das pessoas com surdez. Como evidenciam estudos realizados, os surdos não são impossibilitados de aprender. Apenas têm possibilidades distintas e a necessidade de uma exposição adequada a sua língua materna para melhor desenvolvimento de seu potencial linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Vargas, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas - URCAMP

Especialista em Libras – Tradução, Interpretação e Docência - UNÍNTESE

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas – UNIPAMPA, câmpus Bagé

Denise Aparecida Moser, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Linguística/Psicolinguística e atua como professora no curso de Licenciatura em Letras: Português/Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, câmpus Bagé.

Referências

CAPLAN, David. Language related córtex in deaf individuals: functional specialization for language or perceptual plasticity. Proceedings of the National Academy of Sciences of the States of America, v. 97, n. 25, 2000, p. 13476-13477. Disponível em: https://www.pnas.org/content/97/25/13476. Acesso em: 20 jun. 2020.

CHOMSKY, Noam. Novas perspectivas linguísticas. Petrópolis: Vozes, 1971.

______. Estruturas sintáticas. Trad. Gabriel de Ávila Othero e Sérgio de Moura Menuzzi. Petrópolis: Vozes, 2015.

EMMOREY, Karen. Processing a dynamics visual-spatial language: psycholinguistic studies of American sign language. Journal of Psycholinguistic Research, v. 22, issue 2, p. 153-187, 1993. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF01067829. Acesso em: 17 jun. 2020.

FONSECA, Rochele Paz; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Relação entre linguagem e hemisfério direito. In: ORTIZ, Karin Zazo (Org). Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri: Manole, 2005. p. 136-56

FONSECA, Vitor da. Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 26, n. 81, p. 339-356, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000300002. Acesso em: 16 jun. 2020.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 7. ed. São Paulo: Plexus, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.

JOANETTE, Yves et al. Fundamentos neurobiológicos da recuperação das afasias: do neurobiológico ao psicossocial. In: NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo; MANSUR, Letícia Lessa (Org.). Neuropsicologia: das bases anatômicas à reabilitação. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP, 1996. p. 203-14

JOHNSON, Jacqueline S.; NEWPORT, Elissa Lee. Critical period effects in second language learning: the influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology, v. 21, issue 1, p. 60-99, 1989. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0010028589900030?via%3Dihub. Acesso em: 16 jun. 2020.

KANDEL, Eric R.; SCHWARTZ, James H.; JESSEL, Thomas M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

LABORIT, Emmanuelle. O voo da gaivota. São Paulo: Best Seller, 1994.

MAYBERRY, Rachel I.; EICHEN, Ellen B. The lost-lasting advantage of learning sign language in childhood: another look at the critical period for language acquisition. Journal of Memory and Language, v. 30, issue 4, p. 486-512, 1991. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0749596X9190018F. Acesso em: 17 jun. 2020.

MENDONÇA, Lúcia Iracema Zanotto de. Contribuições da neurologia no estudo da linguagem. In: ORTIZ, Karin Zazo (Org.). Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri: Manole, 2005. p. 1-33

NEWPORT, Elissa Lee. Maturacional constraints on language learning. Cognitive Science, v. 14, n. 1, p. 11-28, 1990. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/15516709/1990/14/1. Acesso em: 17 jun. 2020.

OBLER, Loraine K.; GJERLOW, Kris. Language and brain. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

PETITTO, Laura Ann et al. Speech-like cerebral activity in profoundly deaf people processing signed languages: Implications for the neural basis of human language. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 97, n. 25, p. 13961-13966, 2000. Disponível em: https://www.pnas.org/content/97/25/13961. Acesso em: 20 jun. 2020.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

PIZZIO, Aline Lemos; QUADROS, Ronice Müller de. Aquisição da língua de sinais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. (Apostila). Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/aquisicaoDeLinguaDeSinais/assets/748/Texto_Base_Aquisi_o_de_l_nguas_de_sinais_.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.

SKINNER, Burrhus Frederic. O comportamento verbal. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Fundamentos de defectologia. Havana: Pueblo Y Educación, 1989. Obras completas, tomo V.

______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semyonovich; LÚRIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. Trad. Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

VARGAS, V. da S.; MOSER, D. A. Desenvolvimento cognitivo do surdo e aquisição da Língua de Sinais. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.65749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/65749. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos