A apropriação de conceitos metafísicos por alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.62959

Palavras-chave:

Libras, Apropriação de conceitos, Filosofia, Metafísica

Resumo

A metafísica, assim como as demais disciplinas filosóficas, demanda capacidade de abstração. No ensino da metafísica para surdos, duas questões devem ser elencadas: a limitação auditiva, que dificulta o acesso direto aos conceitos e a interpretação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa ou do professor, pois podem ocorrer equívocos na interpretação da Língua Portuguesa para a Libras ou, ainda, na recepção do aluno surdo, por falta de domínio da Língua de Sinais. Dessa forma, indaga-se: seria possível desenvolver um modelo de interpretação dos conteúdos de metafísica para os surdos? Sob a perspectiva histórico-cultural, realizou-se um estudo de abordagem bibliográfica, com apresentação de proposta pedagógica, observando-se que o surdo pode se apropriar dos conceitos metafísicos ao utilizar associações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade  do Oeste Paulista - Unoeste e da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Dineia Ghizzo Neto Fellini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Assistente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Matheus Gonçalves de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Vinicius de Souza Waechter Bastos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

SHIMAZAKI, E. M.; FELLINI, D. G. N.; DE SOUZA, M. G. .; BASTOS, V. de S. W. . A apropriação de conceitos metafísicos por alunos surdos. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.62959. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/62959. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos