Avaliação do perfil linguístico de crianças surdas na escola

Autores

  • Bruno Gonçalves Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, brunocarneiro@uft.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.62944

Palavras-chave:

Língua de sinais, Aquisição de linguagem, Avaliação de crianças surdas

Resumo

Neste artigo, discutimos a avaliação do desempenho de crianças surdas em língua de sinais na escola. As crianças surdas oriundas de famílias ouvintes têm, geralmente, um perfil linguístico específico, devido à pouca exposição à língua de sinais na infância. Para que a escola institucionalize programas de aquisição e de ensino da língua de sinais como primeira língua, é necessária uma avaliação adequada de perfil linguístico do aluno surdo e, em alguns casos, o estabelecimento de intervenções específicas. Apresentamos três instrumentos de avaliação brasileiros, relacionados aos aspectos linguísticos da língua de sinais, considerando as etapas de aquisição, e às habilidades funcionais da criança, considerando a língua em uso e a língua de sinais atípica.

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Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, brunocarneiro@uft.edu.br

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional, no curso de Letras Libras. Atua em descriçao e análise da língua de sinais brasileira e educaçao de surdos.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

CARNEIRO, B. G. Avaliação do perfil linguístico de crianças surdas na escola. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.62944. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/62944. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Artigos