Libras e acessibilidade para surdos no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.60287

Palavras-chave:

Diversidade sociolinguística, Graduação, Libras, Inclusão, Surdez

Resumo

No âmbito acadêmico, a acessibilidade ocorre quando há respeito à diversidade física e linguística. No caso do surdo, pertencente a uma comunidade linguística minoritária, a acessibilidade à comunicação deve ser respeitada. Para averiguar como ocorre sua inclusão no Ensino Superior, realizou-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e quantitativo, em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Caldas Novas-GO. A pesquisa se deu através de entrevista realizada no ingresso do discente e no final da graduação de alunos formados nos cursos de Pedagogia, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Pode-se concluir, com a aplicação desta pesquisa, que a IES pesquisada proporciona mecanismos de acessibilidade comunicacional, porém há ainda muito por fazer.

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Biografia do Autor

Rosângela Lopes Borges, Associação dos Surdos de Goiânia (ASG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Letras (Port./Ing.) (UEG, 2006); Pós-Graduação em Educação Especial (APOGEU, 2010); Intérprete de LIBRAS (ASG, 2011); Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional (UNINTER, 2017); Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano, 2017). Atualmente é professora da Faculdade de Caldas Novas, ministrando as disciplinas de LIBRAS, Leitura e Produção Textual, Comunicação Empresarial, Educação Especial, nos cursos de Pedagogia, Biologia e Administração e Ciências Contábeis. Nessa mesma Instituição, faz parte da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Especializado - NAPE, além de ser professora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínico Institucional.   http://lattes.cnpq.br/1656384813778203

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

BORGES, R. L. Libras e acessibilidade para surdos no ensino superior . Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.60287. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/60287. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos