Prospecção tecnológica para a comunicação imediata entre surdos e ouvintes

Palavras-chave: Surdez, Patentes, Comunicação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre os depósitos de patentes de dispositivos que permitem a comunicação instantânea entre surdos e ouvintes e de produção acadêmica sobre esse tema. Para isso foram utilizadas as bases de depósito de patentes do INPI e o sistema Questel Orbit®. A mesma estratégia de pesquisa foi aplicada ao Scopus na busca de trabalhos e artigos publicados sobre tais tecnologias. Os depósitos de patentes de invenções foram encontrados a partir das palavras-chave: “comunicação imediata” e “surdos” no Questel Orbit®, a maioria depositada por empresas de comunicação ou Institutos de Tecnologia. Nos Estados Unidos da América do Norte e na China muito vem sendo produzido sobre o tema, diferente do que ocorre no Brasil. A falta de investimento em P&D e em estudos de melhoria no que já existe, tem favorecido a dependência do Brasil em tecnologia estrangeira nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Conceição da Silva, IFF - Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense. Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Professsor da rede oficial de ensino do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Firjan Sesi, em Macaé-RJ.

Henrique Rego da Hora, IFF - Instituto Federal Fluminense

Henrique Rego Monteiro da Hora, graduado em Tecnologia em Informática pelo então CEFET-Campos (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é coordenador Adjunto do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão do IFFluminense.

Rogério Atem de Carvalho

Professor Titular do Instituto Federal Fluminense (2015), onde atua desde 1996, sendo Diretor do Pólo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG, 2016-2020), uma unidade EMBRAPII. 

Publicado
15-10-2019
Como Citar
Silva, J. C. da, Hora, H. R. da, & Carvalho, R. A. de. (2019). Prospecção tecnológica para a comunicação imediata entre surdos e ouvintes. Revista Sinalizar, 4. https://doi.org/10.5216/rs.v4.57913
Seção
Artigos