Termo de assentimento livre e esclarecido: uso de história em quadrinhos em pesquisas com crianças

  • Neiva Aquino Albres Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Danielle Vanessa Costa SOUSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luíz, Maranhão, Brasil.
Palavras-chave: Ética em pesquisa, Termo de Assentimento Livre e Esclarecido-TALE, Libras

Resumo

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é um instrumento que informa e protege os participantes de uma pesquisa. Contudo, quando se trata de crianças, parece-nos que há poucas indicações sobre como apresentar as necessárias informações para a intervenção inicial. A partir das necessidades de uma pesquisa realizada com crianças de 4 a 6 anos da Educação Infantil, buscou-se delinear um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido mais adequado a esse público. Este trabalho, que tem como base teórica os estudos de Vygotsky sobre a relação entre organização dos processos mentais e desenvolvimento da linguagem, aborda a adaptação do Termo de Consentimento para um Termo de Assentimento multimodal, em forma de História em Quadrinhos, aplicável a crianças participantes de pesquisas em geral, desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
02-10-2019
Como Citar
Albres, N. A., & SOUSA, D. V. C. (2019). Termo de assentimento livre e esclarecido: uso de história em quadrinhos em pesquisas com crianças. Revista Sinalizar, 4. https://doi.org/10.5216/rs.v4.57756
Seção
Artigos