O CENTRO ANTIGO DE GOIÂNIA

configuração e vitalidade nos espaços públicos centrais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.67143

Palavras-chave:

Configuração Espacial, Sintaxe Espacial, Centros, Vitalidade, Espaços Públicos

Resumo

O artigo explora a relação entre configuração espacial e vitalidade no centro antigo de Goiânia. A análise baseia-se na Sintaxe Espacial e aborda o vínculo entre variáveis configuracionais e dinâmicas urbanas associadas à vitalidade nos espaços públicos centrais. O estudo trabalha com a perspectiva recomendada por Holanda (2013), ao considerar centros vivos aqueles nos quais a presença de pessoas é constante, em quantidade e diversidade. Dessa forma, a investigação examina medidas que afetam o fluxo de pessoas, contribuindo para o grau de utilização dos espaços. O artigo assume duas questões de pesquisa: 1) de que forma a configuração urbana afeta a vitalidade no centro antigo de Goiânia?; e 2) quais os mecanismos espaciais que tornam possível a manutenção da vitalidade urbana em centros antigos? Os resultados demonstram que a configuração condiciona o movimento de pessoas e interfere na vitalidade dos espaços públicos, sobretudo nos centros da cidade. Espaços com maior acessibilidade configuracional, mais aberturas (portas) diretas para as ruas e que possuem passeios acessíveis e convidativos tendem a ser mais escolhidos para os deslocamentos e, portanto, apresentam maior fluxo. Os achados apontam ainda que a presença de comércio/serviços e do uso misto é essencial para assegurar a circulação e permanência de pessoas nos espaços públicos de maneira constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Medeiros, Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação da Faculdade Arquitetura e Urbanismo, Brasília, DF.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2006), com período de estágio na University College London (2006). Realizou pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno do PPG/FAU/UnB e Analista Legislativo (Atribuição Arquiteto) da Câmara dos Deputados. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no ?Space Syntax Summer Exhibition? (University College London, Londres - Inglaterra) e no ?Prêmio GISBRASIL de Incentivo: da Pesquisa para a Prática? (2ª Mostra do Talento Científico, Curitiba - PR). Sua tese de doutorado (Urbis Brasiliae, 1997) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses (2007) e o livro derivado do estudo - Urbis Brasiliae: o Labirinto das Cidades Brasileiras (EdUnB, 2013) - foi finalista do 56o. Prêmio Jabuti (CBL, Categoria Arquitetura e Urbanismo). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: configuração e morfologia urbana, sintaxe espacial, sistemas de informação geográfica, mobilidade e história urbana. Além disso, investiga a estrutura espacial de edifícios complexos (Parlamentos).

Juliana Arrais, Instituto Federal de Goiás, Uruaçu, Goiás, Brasil

Professora do Instituto Federal de Goiás. Mestra em Planejamento Urbano pela FAU UNB. Especialista em Reconversão de Edifícios e Requalificação Urbana pela Belas Artes de São Paulo. Atuou como professora de ensino superior da Universidade Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Referências

ALARCÓN, L. E. L. A centralidade em Goiânia. 2004. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

ARRAIS, J. de S. e S. Os espaços públicos em áreas centrais: configuração, vitalidade e infraestrutura ociosa no centro antigo de Goiânia. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

BARROS, A. P. B. G.; MEDEIROS, V.; MORAIS, M. P. A configuração espacial para o diagnóstico dos assentamentos precários no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, Anais, p. 27, 2009.

BARROS, A. P. B. G. Diz-me como andas que te direi onde estás: inserção do aspecto relacional na análise da mobilidade urbana para o pedestre. 2014. Tese (Doutorado em Transportes/Sistemas de Transportes) – Faculdade de Tecnologia/Instituto Superior Técnico, Universidade de Brasília, Brasília.

CANEDO, N. R. de M.; MEDEIROS, V. A. S. de; GODIM, M. F. A ocupação da “elite” na capital goiana: um estudo da mobilidade habitacional. Anais do XVIII ENANPUR, Natal 27-31 de maio, v. 1, p. 27, 2019.

CERQUEIRA, I. W. de. Os pés da cidade: um estudo sobre a caminhabilidade, relações socioespaciais nas calçadas e mobilidade dos pedestres. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

COELHO, J. M. Na riqueza e na pobreza: o papel da configuração para o estudo de centralidades e desigualdades socioespaciais em Brasília. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

CORREA, E. A. L. Lugares centrais e lugares periféricos de Goiânia: diversidade e complexidade. GEOGRAFIA (Londrina), v. 19, n. 2, p. 3–23, 5 dez. 2010.

DIAS, M. L. A malha e o deslocamento: um estudo das relações entre configuração espacial e mobilidade urbana em Goiânia. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

FASSINI, L.; DIAS, T. Análise: Setor Central. Trabalho da disciplina Introdução ao Urbanismo. Faculdade de Artes Visuais, Curso de Arquitetura e Urbanismo, UFG, 2015.

FERNANDES, L. D. As praças cívicas das novas capitais brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

GEHL, J. Cidades para pessoas. trad. Anita Di Marco. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. 262 p.

HILLIER, B.; PENN, A.; HANSON, J.; GRAJEWSKI, T.; XU, J. Natural movement: or, configuration and attraction in urban pedestrian movement. v. 20, p. 29–66, 1993.

HOLANDA, F. O espaço de exceção. Brasília, DF: Editora UnB, 2002. 466 p.

HOLANDA, F. D. 10 Mandamentos da Arquitetura. Brasília: FRBH, 2013. 344 p.

HOLANDA, F. Notas de aula. Espaço e organização Social. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2014.

IBGE. Coletânea IBGE. Goiânia,1942.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. trad. Carlos S. Mendes Rosa. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 510 p.

LOUREIRO, V. R. T. “Quando a gente não tá no mapa”: a configuração como estratégia para a leitura socioespacial da favela. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

LOUREIRO, V. R. T.; MEDEIROS, V.; GUERREIRO, R. A lógica socioespacial da favela: padrões da informalidade auto-organizada. Revista de Morfologia Urbana, v. 7, n. 1, p. e00077, p.20 15 ago. 2019.

MANSO, C. F. A. Goiânia: uma concepção urbana, moderna e contemporânea: um certo olhar. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, 2001. 266 p.

MEDEIROS, V. Urbis brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras. Brasília, DF: Editora UnB, 2013. 611 p.

RIBEIRO, M. E. J. Goiânia: os planos, a cidade e o sistema de áreas verdes. 1. ed. Goiânia: Editora da UCG, 2004. 157 p.

ROCHA, M. C. da S. Quando a cidade convida: lições de urbanidade e configuração em assentamentos limitados. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

ROCHA, M. C. da S.; MEDEIROS, V. A. S. de. Configuração e urbanidade em assentamentos da Amazônia: as lições de Afuá (Pará, Brasil). Revista de Morfologia Urbana, v. 7, n. 1, p. e00071, 12p. 10 ago. 2019.

SABOYA, RENATO T. DE. Sintaxe espacial e a teoria do Movimento Natural – Urbanidades. 25 jul. 2010. Disponível em: https://urbanidades.arq.br/2010/07/25/sintaxe-espacial-e-a-teoria-do-movimento-natural/. Acesso em: 19 nov. 2020.

SILVA, R. E. L. e. A “hospitalidade” invertida: o papel das relações configuracionais para a compreensão do espaço urbano turístico. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília.

TENORIO, G. de S. Ao desocupado em cima da ponte. Brasília, arquitetura e vida pública. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

TORRES, A. L. T. e S. O frágil limiar entre espaços públicos e vazios urbanos : uma análise das condições para assegurar a vitalidade nos assentamentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

TRIGUEIRO, E.; TEIXEIRA, R. Acessibilidade, usos e gente – presente e passado: um estudo morfológico comparativo entre Natal e Dakar. In: Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica, 1, Paraty 10-13 de maio. Anais [...] p. 23, 2011.

VAUGHAN, L. Manual de Observação da Sintaxe Espacial. 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

MEDEIROS, V.; ARRAIS, J. O CENTRO ANTIGO DE GOIÂNIA: configuração e vitalidade nos espaços públicos centrais. Revista Jatobá, Goiânia, v. 3, 2021. DOI: 10.54686/revjat.v3i.67143. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/67143. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres