Museu de ciências morfológicas da UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Phamella Neres de Lima Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, phamellaneresdelima@hotmail.com
  • Matheus Santos Costa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, conectheus.net@gmail.com
  • João Marcelo Nogueira de Rezende Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, Joao.Marcelo_JM@hotmail.com
  • Geovanna Pires de Almeida Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, geovannapiresufg@gmail.com
  • Ana Cristina Silva Rebelo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anacristina.silvarebelo@gmail.com
  • Paulo Cesar Moreira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, paulocesar.8888@gmail.com
  • João Roberto da Mata Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jrdamata23@gmail.com
  • Edson José Benetti Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, benettiedson@gmail.com
  • Karina Simões Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, simoesk@yahoo.com.br
  • Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, paulinnejsas@gmail.com
  • Nilza Nascimento Guimarães Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, nilzang2@gmail.com
  • Augusto César Ribeiro Figueiredo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, acrfigueiredo@gmail.com
  • Fabiana Ribeiro da Mata Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, frbdamata@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51751

Resumo

O Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Goiás (MM-UFG), contém um amplo acervo de peças anatômicas humanas e animais e tem propiciado a divulgação do conhecimento científico. Foi avaliado o papel do MM-UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem no estudo anatômico do corpo humano e animal. Os dados foram coletados durante as visitas de estudantes do ensino fundamental e médio de março a agosto de 2017. Foram recebidos 713 visitantes de escolas públicas e privadas, graduandos da UFG e de outras instituições de ensino superior e cursos técnicos. Houve um grande número de estudantes atendidos com intensa participação revelando a importância educativa do acervo museológico no estudo do corpo humano e animal. Concluiu-se que o Museu de Morfologia da UFG possui um importante papel no processo ensino-aprendizagem e na divulgação científica do conhecimento.

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Publicado

13-08-2018

Como Citar

DE LIMA, P. N.; COSTA, M. S.; REZENDE, J. M. N. de; ALMEIDA, G. P. de; REBELO, A. C. S.; MOREIRA, P. C.; MATA, J. R. da; BENETTI, E. J.; SIMÕES, K.; STRINI, P. J. S. A.; GUIMARÃES, N. N.; FIGUEIREDO, A. C. R.; MATA, F. R. da. Museu de ciências morfológicas da UFG como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51751. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51751. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos