A implementação do sistema europeu na África

um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação

Autores

  • Omar Ouro-Salim Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ouromar@yahoo.fr

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51225

Resumo

O sistema LMD significa Licenciatura-Mestrado-Doutorado. Ele visa harmonizar o design do ensino com países africanos, a fim de, por um lado, facilitar a mobilidade de estudantes e professores e, por outro, desenvolver a cooperação interuniversitária. Esse sistema foi implantado na Universidade de Lomé em 2009. A Universidade de Lomé é a maior universidade do Togo, um país localizado na África Ocidental. O objetivo deste trabalho é analisar a implementação do sistema LMD na Universidade de Lomé e em seguida apresentar algumas críticas feitas ao sistema LMD em geral. Este estudo se justifica pelo fato de a Universidade de Lomé não estar preparada para enfrentar esse novo sistema. A substituição de um quadro de referência nacional por um internacional conduz a uma mudança do modo de formação das elites. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica seletiva e descritiva através da base de dados do Google Acadêmico e SCIELO entre os anos 2000 e 2015, em trabalhos cujas palavras-chave contivessem em francês “Système LMD” e artigos relacionados ao ensino superior no Brasil. Assim, foi selecionado um total de 10 artigos que aqui serão discutidos. Como resultado, percebe-se que o sistema LMD na Universidade de Lomé constitui uma vantagem para o ensino superior, mas por razões logísticas, financeiras e humanas o sistema encontra dificuldade para se desenvolver como na Europa. O lado positivo desse sistema nos países africanos é que permite às elites alcançar os mesmos padrões internacionais que as universidades estrangeiras, mas isso requer investimentos dos governos africanos para evitar o caos. 

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Referências

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Publicado

13-08-2018

Como Citar

OURO-SALIM, O. A implementação do sistema europeu na África: um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51225. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51225. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos