Folha CEFET: O Jornal Escolar do Campus Maria da Graça

Autores

  • Andreza Barboza Nora CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56340

Resumo

O Folha Cefet, jornal escolar do campus Maria da Graça do CEFET-RJ, tem como objetivos específicos divulgar as atividades desenvolvidas na unidade, impulsionando a participação da comunidade em diferentes ações pedagógicas, científicas e culturais promovidas; propiciar a interação entre os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar (estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e famílias), proporcionar espaço para a discussão de situações do cotidiano escolar e extraescolar, além de possibilitar aos alunos uma imersão no estudo, para além do espaço da sala de aula, de variados gêneros discursivos que compõem um jornal. Neste trabalho, apresentamos um relato sobre a criação e o desenvolvimento de diferentes atividades do Folha Cefet, que está hospedado na plataforma colaborativa wikijornal, tendo publicado até então 106 artigos e atingido a marca de 26.000 leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Barboza Nora, CEFET-RJ

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Teve sua pesquisa de Mestrado financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é Docente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET-RJ. Tem interesse em políticas linguísticas; contextos educacionais bi/multilíngues e minorias linguísticas.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. 6ª ed. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BONINI, A. Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 149-175, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a09.pdf Acesso em: 17/03/2018.

BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa). Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREINET, C. O Jornal Escolar. Lisboa: Estampa, 1974.

GOMES, S. S. Infância e tecnologia. In: COSCARELLI, C. V. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2017. p. 146-148.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Tradução de Clara Dorneles. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 49, n. 2 , jul./dez. 2010. Disponível em: http://w3.ufsm.br/desireemroth/images/stories/fruit/pdf/LETRAMENTO_METAMIDITICO_Lemke_Ftima_Tamamnini.pdf Acesso em 20/03/2018.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2017.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: MOURA, E.; ROJO, R. (orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2016.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Colômbia: Magis, Revista Internacionalde Investigación en Educación, 5 (10), p.173-187, 2010.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/ 254/222 . Acesso em: 10/03/2018.

Downloads

Publicado

13-02-2019

Como Citar

NORA, A. B. Folha CEFET: O Jornal Escolar do Campus Maria da Graça. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19i0.56340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/56340. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos