Edição Atual

v. 25 (2025): Revista UFG
					Visualizar v. 25 (2025): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open access). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  a Revista tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão.

Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária e cultura, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

Publicado: 20-03-2025

Artigos

  • I DE "ÍNDIO" Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80295
    Clara Balladares Machado, Tânia Mara de Bastiani
  • ESPAÇOS QUE NEGAM, VOZES QUE REINVINDICAM Escuta, consumo e pertencimento na prática extensionista

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82570
    Elisa Pimentel Barbosa, Doutor Giovani Comerlatto
  • DECIFRA-ME OU TE DEVORO Uma proposta de ensino-aprendizagem da história do Egito por meio do jogo Discovery Tour e do aplicativo Daybook

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80307
    Luiz Adolfo Andrade, Deivison Conceição dos Santos
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO–GO

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.77869
    Renata Passos Teixeira, Cleber Cezar da Silva
  • EDUCAÇÃO NO CAMPO Experiência em Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80362
    Lorena Rocha, Régia Maria Batista Leite, Wanessa da Silva Gomes, Andresa Lira Silva, Thalita Milena Araújo

Resenha

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo

  • A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS Dez experiências integradoras

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82722
    Hugo Alberto Mobarec Clavijo
  • SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984
    Ettiène Cordeiro Guérios, Ricardo Antunes de Sá, Karine Ferreira Monteiro
  • ENERGIAS RENOVÁVEIS?

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82810
    Sonia Patricia Brieger Rocabado
Ver Todas as Edições

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) exclusivamente on-line (a partir de 2019), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás, de circulação nacional e internacional, que tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão, com ênfase em publicações que sirvam como referência teórica, empírica ou de divulgação artística e cultural, perpetradas de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguistica e Literatura.