As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70044

Resumo

No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-10-2021

Como Citar

CARDOSO, T. M. L.; COELHO, M. F. P. M. S. . As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70044. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70044. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes