Ensaio visual - A formação docente e os tradutores e intérpretes de Libras

a disciplina de Libras junto a esses profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69928

Resumo

O projeto de extensão “A formação docente e os Tradutores e Intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais” surgiu da necessidade de discutir a respeito da interação entre os profissionais da educação e os TILS no processo de inclusão escolar dos surdos, no ensino regular, especificamente direcionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. A ação extensionista apresentada neste Ensaio Visual destaca-se por promover uma discussão no âmbito acadêmico acerca da relação entre a atuação docente e a presença do profissional TILS no ensino regular, especialmente, quando à BNCC, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, contudo,  contrariamente, a deixa de fora da área de conhecimento Linguagens e suas tecnologias. Isto se agrava ainda mais quando se entende que, a maioria dos professores desconhecem o papel do profissional intérprete educacional no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. As discussões, ao longo, das ações tiveram como objetivo central relacionar a formação docente junto à atuação de profissionais intérpretes educacionais -TILS. E como específicos: conhecer o papel e a relevância do profissional intérprete educacional, ao atuar junto com o professor em sala de aula; refletir a respeito da formação acadêmica como possibilidade de instruir e/ou capacitar pessoas; explorar os conhecimentos adquiridos durante essa formação, em uma prática interdisciplinar, junto aos TILS e, por fim, discutir ações educacionais contempladas, através das competências gerais e específicas da BNCC, em forma de minicursos, auxiliando, assim, na formação continuada desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

LIMA, E. S. .; SUDÁRIO, M. dos S. F.; ARAÚJO, M. L. N.; SILVA, C. D. R. e; SILVA, M. do R. A. da. Ensaio visual - A formação docente e os tradutores e intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69928. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes