Território da afetividade

a importância dos sentimentos e emoções na formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.68490

Resumo

A afetividade, fundamental à formação humana e à consciência crítica, tem sido suprimida da educação escolar e não escolar. Diante disso, o presente trabalho relata uma experiência que parte do projeto de extensão “História meio ao contrário… Literatura Infantil, Consciência Crítica e Formação Humana no Centro de Trabalho Comunitário”. Tem por objetivo problematizar a temática afetividade, utilizando livros infantis que se localizavam diametralmente opostos aos livros de autoajuda para crianças. Empreendeu-se quatro encontros com crianças e adolescentes trabalhando esse propósito, ancorados na Psicologia histórico-cultural. Foi possível nomear e vivenciar sentimentos e emoções e compreender a importância destes para a humanização. Além disso, visualizou-se a afetividade enquanto um processo histórico-cultural, concluindo-se como entendimento indispensável ao tratar a educação como prática eticamente compromissada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sheiladmsantos@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Docente na Universidade Federal de Goiás.

Larissa de Carvalho Lopes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, laricarvlh@gmail.com

Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal de Goiás; Mestranda em Psicologia e Processos Psicossociais na Universidade Federal de Goiás; Psicóloga no Centro de Referência Estadual da Igualdade – Goiânia/GO.

Nayara Oliveira Feitosa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, nayara.no45@gmail.com

Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás; Especialista (Pós-graduação Lato Sensu) em Psicologia Perinatal e Parentalidade pela Faculdade Delta.

Evelin Geordana Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, evelingeordana@gmail.com

Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás; Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Débora Damacena de Andrade, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, deborandrade.psi@gmail.com

Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás; Especialista (Pós-graduação Lato Sensu) em Psicologia Perinatal e da Parentalidade pela Faculdade Delta; Mestranda em Psicologia e Processos Psicossociais na Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

SANTOS, S. D. M. dos; LOPES, L. de C. .; FEITOSA, N. O. .; SANTOS, E. G. R. dos .; ANDRADE, D. D. de . Território da afetividade: a importância dos sentimentos e emoções na formação humana. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.68490. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/68490. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos