Enfrentamento à Covid-19

união de esforços para combater a disseminação do vírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66708

Resumo

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu todo mundo com seu início abrupto e capacidade de disseminação entre as pessoas. A lavagem das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir o contágio pelo SARS-CoV-2, mas nem sempre é possível em função de demandar o uso de agua e sabão. Nesse contexto, uso do álcool etílico emerge como estratégia alternativa à higienização com água e sabão pela praticidade do uso e efetividade de ação contra o vírus. Considerando o importante papel das universidades na formação de novos profissionais, engajados com melhoria das condições sociais, e seu compromisso com a comunidade em situações de vulnerabilidade, este estudo tem por objetivo relatar a experiência da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas no desenvolvimento de uma ação de Extensão para produção, fracionamento, envase e rotulagem de álcool etílico com fins de emprego nos serviços do Sistema Único de Saúde e demais órgãos públicos destinados ao atendimento da população.

Downloads

Biografia do Autor

Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, danielle.oliveira@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Farmácia, com habilitação em indústria pela Universidade José do Rosário Vellano de Alfenas - MG, especialização em Farmacologia: atualização e novas perspectivas pela Universidade Federal de lavras e atualmente é Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde. Atuou em oncologia, sendo Farmacêutica Responsável pela central de quimioterapia; em indústria farmacêutica, como analista da Garantia da Qualidade e foi docente no curso de Farmácia da Universidade José do Rosário Vellano. Atualmente é Farmacêutica supervisora de estágios na Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência em farmácia magistral, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e fitoterapia.

Milena Carla Espósito, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, milena.esposito@unifal-mg.edu.br

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é farmacêutica na Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência nas áreas de manipulação de medicamentos e cosméticos, desenvolvimento analítico (controle de qualidade) e estudos de pré-formulação, atenção farmacêutica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico e terapia floral.

Liliana Batista Vieira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, liliana.vieira@unifal-mg.edu.br

Graduada em Farmácia, com Habilitação em Fármacos e Medicamentos, pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) (2006), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) (2009) e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2013). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), ministrando as disciplinas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Estágio no SUS. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: dispensação de medicamentos, cuidado farmacêutico, adesão medicamentosa, tecnologia em saúde, uso racional de medicamentos e segurança do paciente.

Tiago Marques dos Reis, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, tiago.reis@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - UFSC/MS e no PET-Saúde/GraduaSUS. Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Membro do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Síntese de Evidências em Saúde. Coordenador de Projetos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (gestão 2019-2021). Possui experiência na área de Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica e Saúde Baseada em Evidências.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

MARRAFON, D. A. F. de O. .; ESPÓSITO, M. C. .; VIEIRA, L. B. .; REIS, T. M. dos . Enfrentamento à Covid-19: união de esforços para combater a disseminação do vírus. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66708. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura