Acesso à (des)informação no Brasil no contexto de pandemia - o posicionamento oficial anticiência e as suas consequentes violações aos direitos humanos fundamentais
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66629Resumo
O posicionamento oficial brasileiro em face da pandemia do “novo coronavírus” (Sars-CoV-2), marcado pelo discurso anticiência e pela desinformação, é explorado neste artigo sob a perspectiva da Constituição Federal e das construções jurídicas internacionais de proteção ao direito humano fundamental à informação. Situa-se a violação desse direito, pelo seu caráter instrumental, como determinante para o acesso a outros direitos humanos fundamentais, no caso concreto: o direito à saúde e à vida. Trata-se especificamente acerca da conduta do executivo federal, por sua máxima autoridade, em prol de medicamentos redirecionados ao tratamento da Covid-19, mesmo sem suficiente fundamentação científica, particularmente a cloroquina/hidroxicloroquina. Além de suas consequentes violações aos direitos humanos, discute-se sobre os limites jurídicos e científicos da liberdade de expressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing