Medo, infodemia e desinformação: a timeline dos discursos sobre coronavírus nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593Resumo
O presente artigo mapeia e analisa as primeiras narrativas sobre o surgimento do novo coronavírus elaboradas pelos usuários brasileiros no Twitter. Para isso, coletamos no Twitter, por meio de big data, as mensagens contendo a palavra coronavírus (visto que esta era o único termo assertivo sobre a Covid-19), entre os dias 30 de dezembro de 2019 a 21 de janeiro de 2020. Por meio de mineração dos dados, identificamos 10.661 postagens em português. Observamos que as narrativas sobre a Covid-19 vão formando uma cronologia, que conceituamos de timeline discursiva de redes de narrativa, em que é possível estudar as mudanças da opinião pública, a partir dos léxicos que entram e saem da arena política das redes sociais. Foi a partir dessa metodologia temporal que concluímos que viver a incerteza, o medo do desconhecido, é a base emocional comum que pauta o comportamento de quem passou a se informar e conversar nas redes sociais sobre as características e os impactos da Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing