Um, dois ou mais intérpretes em sala de aula? Não se trata apenas de uma questão numérica
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66423Resumo
Atualmente, o aumento de contratação de intérprete de língua de sinais para atuar em contextos educacionais nos faz refletir sobre as condições de trabalho e a necessidade de atuação em equipe de intérpretes em sala de aula. Nesse sentido, levantamos a seguinte problematização: Quais os casos em que seria necessária a interpretação com mais de um intérprete? Questão que buscamos responder por meio de uma revisão narrativa de bibliográfica internacional. Assim, esta pesquisa é baseada em uma abordagem de cunho qualitativo (ANDRÉ, 2000) e inscrita em perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2006). As pesquisas analisadas indicam a necessidade da atuação em equipe considerando aspectos como: a) a questão da interação e da aprendizagem dos alunos surdos; b) a questão de coordenação dos discursos pelos intérpretes; e c) a questão física dos intérpretes. Os estudos ainda indicam que cursos técnicos e de nível superior em períodos de longa aula expositiva o ideal seria a atuação pelo menos em duplas de intérpretes para manter a qualidade da interpretação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing