Discurso anti-ciência: a desinformação como estratégia de ataque à produção científica

DISINFORMATION AS A STRATEGY FOR ATTACKING SCIENTIFIC PRODUCTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66366

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os ataques sofridos nas redes sociais pelo grupo de trabalho de modelagem da COVID-19 da Universidade Federal de Goiás, em decorrência do fechamento das atividades não essenciais de forma intermitente pelo governo do Estado. A partir de uma análise qualitativa, tendo como enfoque o discurso anti-ciência, buscou-se compreender como as fake news e a desinformação levantadas pelos setores que se mostraram contra o fechamento das atividades comerciais, contribuíram para a desqualificação do papel da ciência e para a tentativa de descrédito em relação à função social da universidade pública.  Concluiu-se, por meio da análise, que a grade econômica tende a se sobrepor a outros fenômenos da vida social, que não meramente fenômenos econômicos, como no caso, a saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz de Souza Rezio, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, leonardorezio@ufg.br

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG); Mestre em Direitos Humanos pela UFG (PPGIDH/UFG); Diretor de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação da UFG (SECOM/UFG). 

Magno Luiz Medeiros da Silva , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, magno@ufg.br

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Professor Titular da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG); docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

REZIO, L. L. de S.; SILVA , M. L. M. da. Discurso anti-ciência: a desinformação como estratégia de ataque à produção científica: DISINFORMATION AS A STRATEGY FOR ATTACKING SCIENTIFIC PRODUCTION. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66366. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66366. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet