Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade

Resumo

A experiência aqui relatada tem com pano de fundo a suspensão total das atividades acadêmicas na modalidade presencial, em razão Pandemia causada pela Covid-19. O mesmo cenário implicou diversas alterações legislativas no campo das relações do trabalho, em sua maioria temporárias (medidas provisórias). O objetivo deste trabalho é demonstrar que as diversas ferramentas tecnológicas podem fomentar o conhecimento e o debate acadêmico. O instrumento tecnológico central deste projeto foram as lives, realizadas por meio dos aplicativos do Instagram – as quais ocorreram durante os meses de abril e maio, com duração de 1 hora cada – e do YouTube – no dia 03 do mês de agosto do corrente ano, com duração de 04 horas. Tal escolha se justifica pela desburocratização do acesso, pois basta ter o horário e o perfil de usuário que se faz possível o acesso, permitindo a participação não apenas dos discentes, mas da comunidade em geral. Visando a disseminação de um conteúdo atual, nas lives no Instagram foram abordados temas relacionados às medidas provisórias, como: teletrabalho; responsabilidade social empresarial para enfrentamento e superação da pandemia; férias; direito do trabalho digital; extinção do contrato de trabalho em face da Covid-19; liberdade sindical; negociação coletiva; homologação de transação extrajudicial e direito à informação; entre outros temas. Enquanto na live no YouTube foi realizado o “I Seminário Internacional da ASRDT ‘Trabalho e Direito do Trabalho na pandemia: vivências e reflexões’”. Observou-se que todos os participantes (alunos, convidados, palestrantes) puderam se manifestar durante as lives por meio dos "comentários". Além disso, por meio da plataforma Moodle UFRGS, pode-se constatar uma alta adesão ao projeto por parte dos alunos que, em diversos momentos, fizeram questionamentos acerca das questões abordadas nas lives. A atividade no Instagram foi encabeçada pela professora Luciane Cardoso Barzotto, que contou com o apoio de seus alunos e ex-alunos do programa de Mestrado e Doutorado da UFRGS. Já a atividade no YouTube foi coordenada pelas professoras Luciane Cardoso Barzotto e Denise Fincato, com o auxílio de seus orientandos dos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFRGS e da PUC/RS. Permitiu-se concluir pela efetividade no campo pedagógico de se diversificar as ferramentas de divulgação de conteúdo, acesso ao conhecimento e às mudanças legislativas trabalhistas  tanto para os discentes como para a comunidade em geral no ambiente virtual aberto das mídias sociais.

Palavras-chave: Lives jurídicas. Experiência. Metodologia inovadora. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cardoso Barzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Juíza do Tribunal Regional da 4a Região. Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Líder do grupo de pesquisa de Direito e Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Rosana Kim Jobim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Advogada e professora. Doutoranda e Mestre em Direito, com ênfase em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista de pesquisa do Programa de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (PROEX/CAPES). Integrante do grupo de pesquisa de Direito e Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. (CAPES/CNPQ). Cofundadora do Instituto Compliance Trabalhista. Integrante do CWC. Autora do livro Compliance e Trabalho.

Renata Duval Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assistente em Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURGS). Advogada. Integrante do grupo de pesquisa Direito e  Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Bruna Casimiro Siciliani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUCRS. Integrante do grupo de pesquisa Direito e  Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Publicado
23-10-2020
Como Citar
Cardoso Barzotto, L., Kim Jobim, R., Duval Martins, R., Casimiro Siciliani, B., & Soletti Alles, M. (2020). Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65451
Seção
Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura