Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65230

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar o estado da arte sobre a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de licenciatura no Brasil. A pesquisa resultou da análise de oito trabalhos obtidos nas seguintes bases: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram coletados, sistematizados e analisados no período entre janeiro e maio de 2020 e abrangeram a cronologia de publicação entre 2008 a 2019. Os resultados apontam que a disciplina de Libras, tornada disciplina curricular obrigatória nos cursos superiores de formação de professores pelo Decreto nº 5.626/2005, tem se tornado relevante na formação e, sobretudo, na reformulação dos saberes docente.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Silva da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, leila.cchaves@outlook.com

Graduada em Letras: Libras pela Universidade Federal do Pará e Mestranda em Letras e Linguística pela UFG, Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Membro do Grupo de Pesquisa Fortrad – Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

Juliana Guimarães Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, julianagf@ufg.br

Doutora em Educação pela UFG. Professora na Faculdade de Letras da UFG no Departamento de Libras e Tradução e Líder do Grupo de Pesquisa Fortrad – Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

Soraya Bianca Reis Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sorayabianca@gmail.com

Doutora em Ciências da Saúde pela UFG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e participante do GEPAISES - Grupo de Estudo e Pesquisa Atenção Integral à Saúde e Educação do Surdo.

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Publicado

27-10-2020

Como Citar

SILVA, L. C. S. da; FARIA, J. G. .; DUARTE, S. B. R. Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.65230. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65230. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda