Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar o estado da arte sobre a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de licenciatura no Brasil. A pesquisa resultou da análise de oito trabalhos obtidos nas seguintes bases: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram coletados, sistematizados e analisados no período entre janeiro e maio de 2020 e abrangeram a cronologia de publicação entre 2008 a 2019. Os resultados apontam que a disciplina de Libras, tornada disciplina curricular obrigatória nos cursos superiores de formação de professores pelo Decreto nº 5.626/2005, tem se tornado relevante na formação e, sobretudo, na reformulação dos saberes docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Silva da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Letras: Libras pela Universidade Federal do Pará e Mestranda em Letras e Linguística pela UFG, Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Membro do Grupo de Pesquisa Fortrad – Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

Juliana Guimarães Faria, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela UFG. Professora na Faculdade de Letras da UFG no Departamento de Libras e Tradução e Líder do Grupo de Pesquisa Fortrad – Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

Soraya Bianca Reis Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Ciências da Saúde pela UFG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e participante do GEPAISES - Grupo de Estudo e Pesquisa Atenção Integral à Saúde e Educação do Surdo.

Publicado
27-10-2020
Como Citar
Silva da Silva, L. C., Guimarães Faria, J., & Reis Duarte, S. B. (2020). Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65230
Seção
Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda