Escola de Games: relato de experiência da aplicação de um curso piloto

Autores

  • Morgana Schenkel Junqueira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com
  • Tamara Cristina Ferreira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com
  • Guilherme Silva Tonon Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com
  • Esdras Lins Bispo Junior Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035

Resumo

A Escola de Games trata-se de um projeto de extensão vinculado ao curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, cujas atividades estão sendo desenvolvidas desde 2017 em escolas do município jataiense. Neste contexto, o trabalho apresenta um relato de experiência de três alunos da graduação, vinculados ao Programa de Bolsas de Extensão e Cultura no ano de 2017. O relato enfatiza a percepção do desenvolvimento do Pensamento Computacional, abordando aspectos do preparo dos graduandos em Ciências da Computação para a prática extensionista e relata as experiências
dos universitários frente ao planejamento, desenvolvimento das atividades, estabelecimento de parâmetros de avaliação e registros, que versem sobre os desafios, oportunidades e aprendizados adquiridos no minicurso inaugural do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Schenkel Junqueira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Estácio Uniseb (2014). Possui Bacharelado em Administração pela Unopar (2015), Esta Cursando Bacharelado em Ciências da Computação pela UFG - Jataí (2015).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação.

Tamara Cristina Ferreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com

Graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí. Possui pesquisas cientificas voltadas ao Pensamento Computacional, Relações de Gênero na área tecnológica e Jogos Educacionais. Educadora em projeto de extensão com ênfase em Jogos Educacionais para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery).

Guilherme Silva Tonon, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí(2019). Atualmente é Analista de Sistemas PL da Serasa Experian. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Esdras Lins Bispo Junior, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e doutorando no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrado em Representação do Conhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). É vice-coordenador interino do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). É chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter. Foi membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC (2017-2020).

Ana Paula Freitas Vilela Boaventura, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital, Redes Neurais, Tecnologia Educacional, Algoritmos e Programação.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

JUNQUEIRA, M. S.; FERREIRA, T. C.; TONON, G. S.; JUNIOR, E. L. B.; BOAVENTURA, A. P. F. V. Escola de Games: relato de experiência da aplicação de um curso piloto. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.61035. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61035. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos