Educação para a Paz: integrando a Extensão e a Pesquisa no Ensino Superior

Autores

  • Nei Alberto Salles Filho
  • Virgínia Ostroski Salles

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60703

Resumo

Resumo: Este artigo resume a trajetória de construção do Núcleo de Educação para a Paz da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG). O objetivo central é perceber a processo que efetivou o NEP/UEPG ao longo dos últimos quinze anos, bem como sua consolidação como projeto de extensão institucional, com repercussão regional na formação continua de profissionais da educação, saúde e assistência social. O NEP/UEPG atua nas questões da prevenção de violências e qualificação das convivências humanas a partir dos campos integrados dos valores humanos, direitos humanos, mediação de conflitos, ecoformação e atividades vivenciais. Como metodologia será realizado um relato de experiência, devidamente fundamentado em pesquisa bibliográfica, com as referências centrais que embasam a própria concepção do NEP/UEPG. Como resultados e conclusões são apresentadas algumas características das ações desenvolvidas pelo projeto, tanto em sua dimensão na extensão universitária, como nas relações com a pesquisa e a produção do conhecimento, além do papel relevante na discussão das políticas públicas relacionadas à Cultura de Paz.

Palavras-chave: Educação. Direitos Humanos. Cultura de Paz. Educação para a Paz.

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Publicado

11-11-2019

Como Citar

SALLES FILHO, N. A.; OSTROSKI SALLES, V. Educação para a Paz: integrando a Extensão e a Pesquisa no Ensino Superior. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.60703. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/60703. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social