Promoção da saúde através dos cuidados cosméticos: programa interdisciplinar universidade da criativaidade

Autores

  • Weslley Bezerra Leite da Franca
  • Karina Elisa Machado

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60617

Resumo

Envelhecer é algo inevitável e o público sênior não deseja aparentar a idade que tem, isso faz com estes procurem cada vez mais por procedimentos estéticos/cosméticos, visando a melhorar sua saúde e autoestima. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar os cuidados cosméticos, para a prevenção do envelhecimento cutâneo, utilizados pelas participantes do Programa de Extensão Universidade da Criativa Idade, Univali - Campus Florianópolis, através de uma pesquisa de campo descritiva, dentro de um Programa de Extensão Universitário, seguida de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que a indústria de cosméticos é um mercado que se encontra em constante evolução, apresentando uma série de ativos e formulações para a prevenção e tratamento do envelhecimento e que, muitas vezes, os indivíduos fazem o uso incorreto de produto cosmético, por desconhecer seus ativos e respectivas funções, o que pode ocasionar consequências indesejadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Bezerra Leite da Franca

Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Florianópolis, Santa Catarina.

Karina Elisa Machado

Farmacêutica Estética Esteta e Bioquímica, graduada pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela mesma Universidade e Doutora em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Curso de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Campus Florianópolis, nas disciplinas de Cosmetologia Básica, Cosmetologia Aplicada, Fisiologia, Cosmetologia Avançada e Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

21-10-2019

Como Citar

DA FRANCA, W. B. L.; MACHADO, K. E. Promoção da saúde através dos cuidados cosméticos: programa interdisciplinar universidade da criativaidade. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.60617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/60617. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social